Portal da Cidade Andradas

CENÁRIO MELHOR

Avanço da vacinação contribui para redução de mortes por covid-19 em Minas

Estado já aplicou mais de 36 milhões de doses, segundo a Secretaria de Estado de Saúde

Publicado em 18/01/2022 às 15:39
Atualizado em

Vacina começou a ser aplicada em MG há exato 1 ano (Foto: SES/MG)

Minas Gerais já aplicou mais de 36 milhões de doses até esta terça-feira, 18 de janeiro, exatamente um ano após o início da vacinação no estado. Segundo dados do Vacinômetro, 92% dos mineiros tomaram a primeira dose e 86% da população com 12 anos ou mais já receberam a segunda dose. A cobertura vacinal relacionada à dose de reforço está em cerca de 22%.

Em relação aos óbitos, no dia 7/4/2021, em meio ao auge da pandemia, quando foram notificadas 508 mortes por covid à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cobertura vacinal da população mineira era de 13,6% para primeira dose e de 4% para a segunda, conforme dados do OpendataSUS. Atualmente, com o avanço da vacinação, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em torno de 6%.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, a cobertura alcançada no estado impacta positivamente nos indicadores. “Em meados de dezembro de 2021, percebe-se nitidamente a queda do número de mortes na população elegível para ser vacinada, à medida que a cobertura avançou para próximo dos 90% de D1 e 75% de D2. Dessa forma, podemos dizer que a vacinação mudou de forma segura a pandemia no estado e tivemos uma redução considerável na ocorrência de óbitos por covid”, avalia.

Fonte:

Deixe seu comentário