Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Em Andradas PSFs e Materno Infantil têm vacinação

Publicado em 07/10/2019 às 06:10
Atualizado em

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças (Foto: Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira, 07, em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados - Em levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano.

Andradas - Em Andradas a vacinação acontece nos PSFs da cidade (Rio Negro, Horto e Mantiqueira) e também na Materno Infantil. O horário de atendimento é das 7 às 13h. O dia D também acontece na cidade no dia 19 de outubro, das 8 às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário