Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começa no dia 17

Em Andradas, vacinação de cães e gatos contra a raiva ainda não tem data para começar

Publicado em 13/08/2020 às 02:00
Atualizado em

Doença pode ser transmitida ao homem pelos animais (Foto: SES-MG)

Começa no dia 17 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando milhares de doses de vacinas para todos os municípios mineiros.

A partir da próxima segunda-feira, cães e gatos poderão ser vacinados contra a raiva, uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem.

A raiva é transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. A doença também pode ser transmitida pela arranhadura ou lambedura desses animais.

A raiva se caracteriza como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. É uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela vacinação de cães e gatos, além da existência de medidas eficientes de prevenção, como a imunização humana, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

Em Andradas

A Secretaria de Saúde está aguardando a entrega dos lotes das vacinas. A vacinação de cães e gatos contra a raiva ainda não tem data para começar. Assim que chegarem as vacinas será divulgada a campanha e o cronograma para o município.

Fonte:

Deixe seu comentário