Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo começa na segunda-feira

Nesta primeira etapa serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral, destinadas a crianças e jovens entre 5 e 19 anos

Publicado em 07/02/2020 às 23:00
Atualizado em

Dia D de Mobilização Nacional a data de 15/2 (Foto: Agência Minas)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove, a partir da próxima segunda-feira, 10, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, sob recomendação do Ministério da Saúde. A fase será destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto. Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença.

A primeira etapa ocorre entre 10/02 a 13/03, tendo como o dia D de Mobilização Nacional a data de 15/02. Crianças e jovens que já tenham tomado duas doses da tríplice viral, devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar. A meta é imunizar 95% dessas pessoas.

Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinados nenhuma vez, conforme a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.

Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.

Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território. Nesta primeira etapa da campanha serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral. Em Andradas a vacinação acontece nos ESFs da cidade (Rio Negro, Horto e Mantiqueira) e também na Materno Infantil.

Segunda etapa - A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31/08, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22/08.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/39U3eOC 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário