Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Capacitação de profissionais da saúde tem como tema o câncer de pele

Ação tem como objetivo melhorar o atendimento local e aumentar a agilidade nos atendimentos em casos especiais

Publicado em 28/05/2018 às 23:20

(Foto: ACS/Prefeitura Municipal)

A Prefeitura Municipal de Andradas, por meio da Seção de Programas Assistências, Policlínica e Saúde Bucal, com o apoio da Secretaria de Saúde e Ação Social, CIMAS, ESFs e Materno Infantil, realizou uma capacitação de funcionários da saúde, sobretudo os médico clínicos e enfermeiros da rede municipal, na quinta-feira (24), no Auditório da Prefeitura Municipal.

A palestra ocorreu por meio da dra. Gabriela Tranquilini, médica dermatologista da Policlínica, com o tema “Dermatologia – Câncer de pele”. Em seguida, o facilitador de oficinas do CIMAS, Heliton Guilherme Ranzani Rossi, falou sobre o cenário da violência municipal através dos resultados coletados em 2017 pelas Notificações de Violência. Posteriormente, a psicóloga do CIMAS, dra. Flávia Helena Buzato, comentou sobre a necessidade de um bom acolhimento no ambulatório e o fluxo de encaminhando à psicologia.

O evento aconteceu para instruir os profissionais sobre os temas tratados, para qualificar o atendimento dos pacientes, encaminhando-os à dermatologia e à psicologia quando necessário. Também foi importante para ressaltar a importância de fazer e preencher as notificações de violência, para que por meio dos dados em mãos, seja possível traçar campanhas e ações à população andradense para a conscientização e prevenção do câncer.

O objetivo do projeto é realizar a capacitação aos médicos e enfermagem de todas as especialidades como cardiologista, ortopedia, psiquiatria, entre outros. Segundo o Supervisor da Seção de Programas Assistenciais, Policlínica e Saúde Bucal, Rodrigo Lopes, a ação é relevante para preparar os profissionais para que haja uma resolutividade dos casos na atenção básica, sem encaminhar à especialidade desnecessariamente, propiciando aos pacientes com urgência vagas com mais facilidade.

Fonte:

Deixe seu comentário