Portal da Cidade Andradas

PANDEMIA

Governo de Minas investe em ampliação da testagem para covid-19

A partir da próxima semana, Saúde passará a utilizar amostras de saliva para diagnóstico da doença

Publicado em 20/08/2020 às 21:00
Atualizado em

MG já registrou 185.062 casos confirmados da covid-19 (Foto: EBC)

Como forma de ampliar os mecanismos de combate ao coronavírus em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) começou a orientar os profissionais da rede de assistência sobre uma nova forma do teste RT-PCR, realizado por meio da coleta de saliva. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

A nova forma de testagem é encabeçada pela coordenação estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG, um grupo que conta com a participação de representantes da Funed, Hemominas, Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest). Segundo o secretário, o principal objetivo da SES-MG é comparar as formas de coleta do tipo swab, em que utiliza-se uma espécie de cotonete, e a forma de coleta por meio da saliva.

“Nós validamos que o uso da saliva tem a mesma confiabilidade que o uso do swab. Além disso, a coleta por meio da saliva é mais simples, não interfere no tempo para processamento do exame e é mais confortável para quem passa pelo o exame. Como não haveria mais necessidade do swab, aumenta a chance de podermos, num tempo mais curto, expandir a indicação para coleta do exame”, explicou o secretário.

Média móvel

De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (20/8), Minas Gerais registrou, até o momento, 185.062 casos confirmados da covid-19 e 4.543 óbitos. Amaral destacou que dos 107 óbitos confirmados pela SES-MG nas últimas 24 horas, cerca de 80% aconteceram nos últimos 15 dias. “E 20% são óbitos antigos, que estão sendo atualizados. Isso sinaliza que estamos conseguindo manter uma taxa de atualização razoável e o momento de transição pra o Sivep-Gripe já está finalizando”, completou o secretário.


Fonte:

Deixe seu comentário