Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Minas Gerais ainda não atingiu meta de vacinação contra a febre amarela

A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir a doença

Publicado em 19/11/2018 às 22:17

Cerca de 1,8 milhão de pessoas ainda não se vacinaram (Foto: Agência Minas)

Com a chegada das chuvas e aumento das temperaturas, as medidas de prevenção contra a febre amarela se tornam ainda mais importantes, pois, apesar das ações de imunização serem mantidas durante todo o ano, o período de maior probabilidade de ocorrência de casos da doença em Minas acontecem entre os meses de dezembro e maio.

Diante disso, para orientar a população, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)reforça a necessidade da população receber a vacina contra a doença e de se manter a vigilância constante nas áreas de maior risco.

Desde o início das notificações dos casos suspeitos de febre amarela silvestre que ocorreram no Estado, no final de 2016, foram adotadas diversas ações, entre elas a realização da vacinação casa a casa, nas regiões mais afetadas, na tentativa de atingir a população não vacinada.

Essa e outras estratégias, realizadas pelo Estado e municípios, elevaram a cobertura vacinal acumulada geral de 57,5%, no período de 2007 a 2016, para 90,7%, atualmente. Na última temporada de monitoramento da doença, entre 2017 e 2018, foram 527 casos confirmados, sendo que 178 evoluíram para óbito

Mesmo com a cobertura acima de 90%, em Minas Gerais, a coordenadora estadual de Imunização, Eva Lidia Arcoverde Medeiros, reforça a importância da população se vacinar e proteger contra a doença, porque ainda há uma estimativa de 1.836.028 pessoas não vacinadas.

“O ideal seria alcançar os 100% deste público, porque a vacina confere uma proteção individual e a vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir a Febre Amarela. A vacina é recomendada a todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade, principalmente aquelas que moram ou vão viajar para áreas com indícios de febre amarela. Ela está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. As pessoas que não estiverem com a dose em dia, precisam atualizar o cartão de vacina”, reforçou.

Fonte:

Deixe seu comentário