Portal da Cidade Andradas

Nascimento de dois bebês mobiliza equipe do Samu na madrugada de sábado em Poços

Publicado em 05/06/2017 às 00:01

Atender a ocorrências que envolvam o nascimento de crianças já pode ser considerado parte da rotina do Samu, mas dois nascimentos em uma mesma madrugada não é algo habitual. Foi o que aconteceu na madrugada de sábado (3), em Poços de Caldas.

Ainda nos primeiros minutos do dia, um chamado veio da Chácara Poços de Caldas. A central de regulação prestou as orientações pelo telefone, enquanto a equipe de deslocava. A criança nasceu em casa, antes da chegada da ambulância. "Foi tudo muito rápido, minha irmã se preparava para ir ao hospital, mas não deu tempo. A equipe do Samu levou uns dez minutos pra chegar mas meu sobrinho já tinha nascido. Aí, eles orientaram a gente e levaram a mãe e o neném para o hospital. O atendimento foi muito bom", diz Nayara de Oliveira Silva, tia do pequeno Jeferson Júnior. Ele e a mãe, Letícia Cristina da Silva, passam bem.

Cinco horas depois, outro chamado veio do Conjunto Habitacional. "Eu fui ao banheiro, senti uma forte dor abdominal e aí percebi que tinha chegado a hora. O Samu orientou pelo telefone. Duas enfermeiras do Hospital Margarita Morales também vieram ajudar. Quando a ambulância chegou, meu filho já tinha nascido e, então, fomos levados para a Santa Casa. Só tenho a agradecer", conta Priscila Fernanda Guedes Zani, que aguarda a alta do bebê Yuri para quarta-feira (7).

Assim como aconteceu com Priscila e Letícia, nos casos de parto natural, nem sempre dá tempo de chegar ao hospital. O mais importante é que mãe e criança estejam em local seguro e que seja acionado o serviço médico o mais rápido possível. "No caso do Samu, geralmente o médico cuida da mãe e o enfermeiro do bebê e aí levamos os dois para a Santa Casa. Esses procedimentos são fundamentais para a saúde de ambos", explica a enfermeira Rosi Costa, que estava na equipe que atendeu as famílias.

A equipe era formada também pelo condutor Alexandre Piva, pelo técnico de enfermagem Fabiano Mello e pelo médico Rodrigo Borges Figueiredo. Há 11 anos no Samu, a enfermeira Rosi diz que o plantão do último sábado vai ficar na memória. "Nesse tempo todo que estou aqui, é a primeira vez que dois nascimentos são atendidos em um mesmo plantão e isso é maravilhoso. Nessas situações, meu lado avó aflora e não tem como a gente não se comover", revela.

Fonte:

Deixe seu comentário