Portal da Cidade Andradas

EM NÚMEROS

Projeção do pico da covid-19 em MG é adiada para 10 de junho

Governo Estadual revela ainda que número de óbitos por doenças respiratórias caiu em Minas

Publicado em 24/05/2020 às 21:00
Atualizado em

Governo Estadual revela ainda que número de óbitos por doenças respiratórias caiu em Minas (Foto: Agência Minas)

Em uma coletiva virtual sobre a situação da covid-19 e as ações de enfrentamento à doença em Minas Gerais, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacou que o pico da pandemia de coronavírus foi novamente adiado. Governo Estadual revela ainda que número de óbitos por doenças respiratórias caiu em Minas Gerais.

O secretário de Saúde destacou o acréscimo de um dia na projeção para o pico da epidemia de covid-19 em MG, de 9 de junho para 10 de junho. Ele também falou sobre a possibilidade de mudança em alguns dos parâmetros utilizados para os cálculos dessa projeção. "Estamos analisando a viabilidade de separar as projeções de acordo com o nosso estado e não com base nas incidências totais de casos no Brasil, como havia sendo feito. Agora, queremos realizar a projeção com base na curva epidemiológica e incidências de Minas Gerais".

Segundo Amaral, a partir da próxima semana, poderá haver novidades nesse sentido. "Como o estado apresenta uma evolução da doença de forma mais lenta, a partir da avaliação com base em dados locais é provável que chegaremos a uma projeção de data de pico ainda mais distante”, comentou.

Ainda segundo o governo estadual, a medidas adotadas contra o coronavírus em Minas Gerais já mostram resultados positivos. Com o isolamento social, o estabelecimento de protocolos para retomada da economia e a adoção de cuidados de higiene para prevenir a contaminação, o número de mortes em decorrência de doenças respiratórias em Minas Gerais caiu 8,53%. Segundo os dados do portal da transparência dos Cartórios de Registro Civil do país, de janeiro até essa sexta-feira (22/5), 40.537 óbitos foram registrados no estado. No mesmo período, em 2019, foram 44.318 mortes.

A plataforma considera como doenças respiratórias: covid-19, síndrome respiratória aguda grave, pneumonia, insuficiência respiratória, septicemia, além de causas indeterminadas e demais óbitos. Todos esses casos são testados e verificados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para ver se estão relacionados à infecção por coronavírus ou não.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/3dbPoJ3 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário