Portal da Cidade Andradas

Realizado encontro inédito com destinadores e parceiros do Sistema de Logística Reversa

O encontro foi promovido em Campinas/SP pelo CTI e pela GEREE – Gestão Estratégica de Resíduos Eletroeletrônicos em conjunto com o INRE – Instituto Nacional de Resíduos.

Publicado em 02/07/2015 às 00:32

No dia 23 de junho, no auditório do CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) em Campinas, foi realizado o 1º Encontro Nacional dos Destinadores de Resíduos Eletroeletrônicos e parceiros do Sistema INRE de Logística Reversa.

O encontro foi promovido pelo CTI e pela GEREE – Gestão Estratégica de Resíduos Eletroeletrônicos em conjunto com o INRE – Instituto Nacional de Resíduos.

A REDE GEREE conta com 18 destinadores que realizam a manufatura reversa de equipamentos eletrônicos inservíveis espalhados em todos o Brasil. Estes são responsáveis por dar a destinação ambientalmente adequada destes equipamentos em conformidade com as leis ambientais do país. A capilaridade da REDE GEREE diminui os custos logísticos para a sociedade brasileira gerando também emprego, renda e tributos de forma não concentrada.

O piloto do SISTEMA INRE de gestão de coleta e tratamento pós consumo de eletroeletrônicos foi iniciado em janeiro de 2014 e atualmente já conta com 152 pontos de coleta que estão instalados em 56 cidades, 11 Estados, com 13 destinadores da REDE GEREE homologados e ativos. O piloto do SISTEMA INRE já coletou mais de 40 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos em todo o Brasil. 

Esse encontro teve como meta a interação entre os destinadores, atualizações, a análise de impactos, prospecção de oportunidade de atuação destes em conjunto com os Sistemas INRE/GEREE e as oportunidades de avanço tecnológico que o CTI pode oferecer aos destinadores de resíduos eletroeletrônicos em todo o país. O avanço tecnológico trará melhores resultados ambientais, sociais e econômicos da Logística Reversa e Tratamento Pós-Consumo de Eletroeletrônicos para o meio-ambiente e cidadãos brasileiros.

Outro objetivo do evento foi o fortalecimento do SISTEMA INRE e de seus principais parceiros, como a REDE GEREE, através da atuação integrada na logística reversa, permitindo o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com qualidade e buscando sempre o menor custo para o consumidor, com maior eficiência. 

A PNRS propõe um compartilhamento da responsabilidade sobre o ciclo de vida dos produtos, envolvendo os consumidores, fabricantes, distribuidores e outros. Cada um deve assumir o seu papel no que diz respeito aos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos que produzem. Também é estabelecida pela lei uma cooperação entre o poder público federal, estadual e municipal, com a sociedade e o setor produtivo da indústria, com a finalidade de buscar alternativas para os problemas ambientais do país. A lei consegue estabelecer a distinção entre resíduos (lixo reciclável) e rejeito (lixo não passível de reaproveitamento). Refere-se a todos os tipos de resíduos (industrial, doméstico, da área de saúde, eletroeletrônicos, etc.), determinando as diretrizes para que ocorra uma gestão integrada – englobando todos os envolvidos – com o objetivo de gerir esses resíduos sólidos da melhor forma possível. 

A programação do evento contou com a apresentação da REDE GEREE, do SISTEMA INRE, dos destinadores da REDE GEREE, bem como dos convidados ao evento, apresentando resultados obtidos, metas futuras, desenvolvimentos do acordo setorial, melhores práticas entre destinadores, planejamento 2015-2016 e debate sobre os mecanismos que aceleram as oportunidades de avanço tecnológico para o setor de reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos.

O INRE é uma entidade gestora, sem fins lucrativos, que implantou e está expandindo um sistema nacional para recolhimento de eletroeletrônicos, viabilizando a destinação ambientalmente adequada destes equipamentos, para preservação do meio ambiente. O SISTEMA INRE vem elaborando um sistema informatizado de coleta, logística, manejo, transporte, reciclagem, certificação e destinação sócio ambientalmente adequada de resíduos eletroeletrônicos.

A GEREE é responsável pela gestão dos destinadores da REDE GEREE, dos quais alguns participam do SISTEMA INRE. Sua certificação para participar do SISTEMA INRE tem fomentado e estimulados novos destinadores, implementando as melhores práticas de operações de destinação ambientalmente correta e eficiente de eletroeletrônicos inservíveis por todo o Brasil.

O CTI busca induzir e apoiar a introdução das tecnologias da informação no processo produtivo nacional, incentivando e realizando pesquisas e desenvolvimento, visando atender às necessidades do setor de produção, bem como, exercer atividades de qualificação, homologação e certificação de conformidade para bens de uso geral.

Dentro do SISTEMA INRE são recolhidos todos os eletroeletrônicos, com exceção de: pilhas, baterias, toners, cartuchos, geladeiras, freezeres, fogões, máquinas de lavar, condicionadores de ar e lâmpadas.

São disponibilizadas também informações sobre o piloto no site www.inre.org.br, pelo e-mail retorne@inre.eco.br, nos pontos de coleta e meios de comunicação locais. O consumidor responsável encontrará no site todas as informações para realizar a destinação ambientalmente correta dos seus equipamentos eletroeletrônicos inservíveis nos municípios em que o INRE já atua.

Ao final do processo, é emitido um certificado de destinação ambientalmente adequada que é enviado por e-mail ao consumidor, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Após a entrega do equipamento eletroeletrônico no ponto de coleta, o INRE promove uma campanha de ‘selfies’, onde quem destina de maneira correta seu equipamento inservível nos Pilotos do INRE, posta uma ‘selfie’ nas redes sociais com #INR3E e/ou #RETORNEINOINRE somada às frases que o associam às boas práticas ambientais. 

Acreditamos que todos devem participar desta importante iniciativa!

Contatos

GEREE - Gestão Estratégica de Resíduos Eletroeletrônicos
Telefone: 11 98868-2901
Instituto Nacional de Resíduos – INRE
Endereço: Rua Mourato Coelho, 798 – cj. 132 – Pinheiros/SP
Telefone: (11) 3037-7687 / 9.5495-8626

CTI  - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Telefone: 19 3746-6136

Fonte:

Deixe seu comentário