Portal da Cidade Andradas

POLÊMICA

Santa Casa se pronuncia sobre caso de garota picada por escorpião em Andradas

Direção do hospital afirma que diagnóstico não apontava necessidade de administração do soro antiescorpiônico

Publicado em 24/10/2019 às 07:30
Atualizado em

Hospital diz que seguiu protocolo do Ministério da Saúde (Foto: Portal da Cidade)

Após a Secretaria de Saúde Andradas se pronunciar, foi a vez da direção da Santa Casa de Andradas emitir um comunicado sobre o caso de uma garota de 10 anos picada por um escorpião non último final de semana e que não recebeu o soro antiescorpiônico.

De acordo com a direção do hospital, diagnóstico não apontava necessidade de administração do soro antiescorpiônico. Além disso, o nota destaca que "é importante deixar claro que não é em todo caso de acidente que o soro é indicado" e que este "deve ser administrado conforme protocolo do Ministério da Saúde".

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Santa Casa de Misericórdia de Andradas, em razão de textos e vídeos postados nas redes sociais e veículos de comunicação da cidade, em relação ao acidente envolvendo picada de escorpião em uma criança, vem esclarecer o que segue:

1) A Santa Casa de Misericórdia de Andradas informa que possuí o soro antiescorpiônico, o qual deve ser administrado conforme protocolo do Ministério da Saúde.

2) Conforme disponibilizado no site do Ministério da Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/…/2867-picada-de-escorpiao-saiba-… ), é importante deixar claro que não é em todo caso de acidente que o soro é indicado, e apenas o profissional de saúde pode fazer essa avaliação, seguindo o protocolo indicado.

3) Aplicação do soro antiescorpiônico deve ser feita em condições de estrita observação médica em razão do risco de reações adversas. Deve-se avaliar a indicação da terapia antiveneno pela presença de manifestações sistêmicas diversas. Mesmo em crianças, a grande maioria dos acidentes é leve e não requer o tratamento com soro antiescorpiônico.

4) Esclarece que a Paciente foi atendida por 03 (três) profissionais, todos devidamente qualificados e com registro regular junto ao CRM/MG.

5) Todos os envolvidos foram ouvidos em Processo Administrativo e foram analisados todos os documentos pela Administração, Setor Jurídico e Setor Técnico concluindo que o Protocolo foi seguido rigorosamente. Foram realizados todos os exames cabíveis, esclarecendo que a transferência para a cidade de Poços de Caldas ocorreu como medida preventiva e por excesso de zelo, afim de disponibilizar maiores recursos caso fosse necessário.

6) A Santa Casa de Misericórdia de Andradas entrou em contato com a Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas a qual emitiu o seguinte comunicado:

“No dia 19/10/19, durante a madrugada, a paciente deu entrada Santa Casa de Poços de Caldas a menor T. M. T., 10 anos, com quadro de dor em pé esquerdo. A mãe relatou que a criança havia sido picada por escorpião na sexta (18), às 22h40 e, desde então, apresentava dor intensa. No serviço de Pediatria da Santa Casa de Poços de Caldas, a criança seguiu estável, apresentando apenas dor local, sem outros sintomas associados. Desta maneira, foi feito contato com o Ciatox-MG, que é o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais, unidade pública de referência no Estado de Minas Gerais, localizada nas dependências do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, destinado a prestar informações e assistência médica em casos de intoxicações, acidentes com animais peçonhentos e plantas e situações em que há contato com substâncias tóxicas em geral, tendo sido descartada a necessidade de administração do soro. A criança permaneceu internada em observação clínica até a data de 20/10/19, quando teve alta. Todos os procedimentos desde a admissão da criança foram realizados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.”

CONCLUSÃO - TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO ATENDIMENTO DA PACIENTE QUE FOI PICADA POR ESCORPIÃO NO DIA 18/10/2019, DAS SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ANDRADAS, SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE POÇOS DE CALDAS, ASSIM COMO O CIATOX-MG, QUE É O CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DE MINAS GERAIS, LOCALIZADO NO HOSPITAL JOÃO XXII EM BELO HORIZONTE, FORAM UNANIMES NO DIAGNÓSTICO DE QUE NÃO ERA O CASO DE ADMINISTRAÇÃO DO SORO ANTIESCORPIÔNICO.

A Santa Casa de Misericórdia de Andradas coloca-se a disposição e reafirma seu compromisso com a verdade e comprometimento atendimento a toda população andradense.

MÁRCIA FERNANDES DE ANDRADE GONÇALVES
INTERVENTORA (Decreto 2.019/2019)

ENTENDA O CASO - No último final de semana uma criança de 10 anos foi picada por um escorpião em Andradas e encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal. No local, o soro antiescorpiônico não foi aplicado pela equipe médica. A criança foi encaminhada para a Santa Casa de Poços de Caldas.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/32NqpWU 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário