Portal da Cidade Andradas

SAÚDE

Secretaria de Saúde identifica nova variante do coronavírus em Ibitiúra de Minas

Somente após minuciosa análise será possível afirmar se novas cepas estão ou não em circulação no estado

Publicado em 03/03/2021 às 21:00
Atualizado em

Um caso foi confirmado em Ibitiúra de Minas (Foto: Agência Minas)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes da covid-19 em Minas Gerais. Um dos casos identificados no estado foi em Ibitiúra de Minas. Diante desse quadro, a SES intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das variantes no estado.

As mutações identificadas são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil: a variante P.1, de Manaus, e a variante do Reino Unido. Já a cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades.

Variantes

A variante chamada de VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7, que a princípio foi descoberta no Reino Unido, foi detectada nas seguintes cidades de MG: Belo Horizonte (10), Barbacena (1), Araxá (1) e Betim (1), de acordo com o relatório técnico enviado à SES-MG.

Já a nova variante P.1, foi identificada em duas pessoas que são de Manaus e estavam em viagem por Belo Horizonte, além de um paciente do Canadá que estava em viagem ao Brasil, com histórico de visita a Minas Gerais.

A nova variante P.2 foi detectada em: Ouro Branco (1), Além Paraíba (2), Caratinga (1), Coronel Fabriciano (1), Cruzília (1), Imbé de Minas (1), Ribeirão das Neves (1), Rio Manso (1), Santa Luzia (1), São José da Lapa (1), Taiobeiras (1), Varginha (3), Uberaba (1); Esmeraldas (1); Ibitiúra de Minas (1) e um paciente de Manaus que estava de férias em Minas.

A Fiocruz detectou ainda genomas da linhagem B.1.1.143, nos municípios de Caratinga, Muriaé e São Lourenço; da B.1.1.28 em Coronel Fabriciano, Ouro Branco e Varginha; da linhagem B.1.1.33 em Governador Valadares; da linhagem B.1.1.33 em Caratinga; da B.1.1.28 e B.1.2, em Sabará; da linhagem B.1.1.222 em Itajubá.

Posição de Ibitiúra

A Assessoria de Comunicação de Ibitiúra de Minas confirmou que houve o registro de um caso de nova variante da covid-19 no município. O Setor de Epidemiologia da cidade entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde, que confirmou o fato. Até o momento o município não recebeu orientações sobre como proceder nesse caso.

A Prefeitura de Ibitiúra de Minas pede que sejam mantidos os cuidados como uso de máscaras, higienização das mãos e manter o distanciamento.

Confira o vídeo publicado pela Assessoria de Comunicação da cidade:

Fonte:

Deixe seu comentário