Portal da Cidade Andradas

CONFUSÃO

Transferência de pacientes gera polêmica entre Poços e Andradas

Prefeitura afirma que hospital se recusou a receber pacientes. Santa Casa afirma que Prefeitura tem agido de forma “inadvertida e irresponsável”.

Publicado em 06/07/2020 às 22:30
Atualizado em

Polêmica aconteceu no último final de semana (Foto: ACS/Santa Casa)

A transferência de pacientes de Andradas para Poços de Caldas causou confusão no último final de semana. Prefeitura andradense alega que Santa Casa poços-caldense se recusou a receber pacientes, enquanto hospital afirma que Prefeitura sabe da falta de vagas e tem agido de forma “inadvertida e irresponsável”.

Durante uma live realizada na segunda-feira, 06, o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, afirmou que dois pacientes foram transferidos para Poços de Caldas no domingo, segundo ele, “seguindo todos os protocolos” estabelecidos pela pactuação existente entre o município e a rede de saúde da região.

O prefeito afirmou ainda que pela pactuação Andradas tem direito a mais de 4 mil internações anuais de média e alta complexidade em hospitais da região – de Alfenas, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Diante disso, as transferências de dois pacientes – um com problemas ortopédicos e outro com problemas gastrointestinais – estariam dentro do acordo estabelecido, porém, ainda conforme Rodrigo Lopes, essas transferências teriam sido inicialmente questionadas por um funcionário do hospital que teria afirmado inclusive que “Andradas está desovando pacientes” em Poços de Caldas.

Diante dos fatos, o prefeito afirmou que encaminhou a situação à regional de saúde para esclarecer a situação. Além disso, acrescentou que “é obrigatório o hospital aceitar tais pacientes” por ser credenciado. “A gente vai tomar as atitudes que tiverem que ser tomadas”, afirmou Rodrigo Lopes.

O que diz a Santa Casa

Em vídeo divulgado pelo diretor da Santa Casa, Ricardo Sá, ele afirma que o hospital tem sim uma relação com o município de Andradas, mas que essa relação prevê que toda e qualquer atendimento deverá ocorrer dentro das condições legais a fim de prestar atendimento efetivo.

Ele afirma ainda que a Santa Casa está lotada. O Hospital tem dois CTI - um com 10 leitos geral, e um de 8 leitos para pacientes de covid-19.

Ricardo Sá acrescenta que tem ocorrido uma grande demanda de pacientes de Andradas e que já foi feito um pedido para que a cidade não mande mais pacientes porque “não tem vaga”. Ele ressalta ainda que infelizmente a Secretaria de Saúde de Andradas, a Prefeitura e a Santa Casa “não entendem o comunicado” e de “maneira inadvertida e irresponsável acabam mandado seus pacientes pra cá sem nós sabermos”.

Ele explicou ainda o ocorrido no último domingo. “A noite encaminharam um paciente com hemorragia digestiva e foi explicado à família que não havia vaga no CTI”. A única vaga disponível era no ambiente de covid-19, onde permaneceu até segunda-feira, quando surgiu uma vaga no setor convencional após o óbito de um paciente. Ricardo Sá destacou ainda que não houve contágio desse paciente pelo coronavírus.

Confira o vídeo abaixo:


Fonte:

Deixe seu comentário