Portal da Cidade Andradas

APÓS ACIDENTE

Capitólio e região terão investimentos para aumentar segurança do Turismo

Plano operacional do Governo de MG tem quatro fases e prevê investimento de R$ 5 milhões

Publicado em 09/02/2022 às 10:40
Atualizado em

Plano foi criado após acidente matar 10 pessoas (Foto: Agência Minas)

O Governo de Minas Gerais apresentou na terça-feira, 08, o plano operacional “Reviva Capitólio - Viva o Mar de Minas”, que terá um total de R$ 5 milhões em investimentos para promover a segurança do Turismo na região.

A iniciativa se divide em quatro eixos estratégicos e contempla 80 ações com a proposta de promover a segurança de trabalhadores e turistas, além de fortalecer o turismo na região, uma das mais visitadas do estado.

O projeto prevê estratégias de reestruturação, ordenamento, capacitação e regulamentação de uso e ocupação de cânions e suas águas.

“Esse momento representa uma tomada de consciência e de decisão com o projeto Reviva Capitólio, que se estrutura em quatro eixos, tendo início com a análise, que se desdobrará num plano de manejo para uso dos cânions, além de outras ações estratégicas", ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A apresentação do plano acontece um mês após a queda de uma paredão em Capitólio, que matou 10 pessoas que estavam em embarcações no lago de Furnas.

Eixos do plano operacional

A primeira etapa, já em andamento, é o diagnóstico pormenorizado, geológico e estrutural da localidade. O estudo preliminar deve ser concluído até março. Entre abril e novembro deste ano deverão ocorrer mais outros dois levantamentos.

O segundo eixo inclui o ordenamento, regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, por parte dos municípios, previsto para ser entregue até abril. O objetivo é evitar acidentes, harmonizando a convivência entre banhistas, esportistas aquáticos e embarcações.

O terceiro eixo é composto pela formação, informação e qualificação dos agentes públicos e privados, bem como usuários e turistas, para promover o uso seguro e sustentável da área.

O quarto eixo prevê o reposicionamento de Capitólio e Mar de Minas como destino seguro dentro e fora do estado com projetos de comunicação, marketing e promoção dos atrativos.

Fonte:

Deixe seu comentário