Portal da Cidade Andradas

TURISMO

Governo de Minas firma acordo para promover o Destino Mantiqueira

Serra da Mantiqueira ocupa boa parte da região Sul Mineira, que terá o turismo estimulado

Publicado em 06/12/2019 às 07:00
Atualizado em

Acordo foi assinado com governos do Rio de Janeiro e São Paulo (Foto: Evandro Rodney)

Os atrativos turísticos e culturais da Serra da Mantiqueira serão fortalecidos com o lançamento do projeto “Destino Mantiqueira”. Com o emblema “O ano todo, a serra inteira”, a iniciativa busca valorizar os produtos e roteiros regionais, fomentando parcerias e valorizando o turismo de experiência nos municípios envolvidos.

O acordo para estimular o turismo na Serra da Mantiqueira - que ocupa boa parte do Sul de Minas - foi feito entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas (Secult), juntamente com as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo e nove Instâncias de Governança Regionais: Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.

O Destino Mantiqueira impacta três estados e cerca de 100 municípios. O projeto é apontado como uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais, que pode estimular a geração de emprego e renda via turismo de experiências, fortalecendo os circuitos do azeite, o balonismo, os roteiros de café e os nove roteiros estaduais que estão envolvidos nos Circuitos da Mantiqueira.

O projeto é visto pelo Governo de Minas Gerais como fundamental para a transformação da economia do Estado e que deve ser incentivado.

Diversidade

Preparada para receber um alto número de visitantes, a Mantiqueira, com uma extensão de cerca de 500 km, integra mais de 100 cidades em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A região reúne grande diversidade de atrativos turísticos, com passeios vão de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo, além de municípios produtores de cafés especiais, azeites e queijos premiados mundialmente. No destino, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura.

Fonte:

Deixe seu comentário