Portal da Cidade Andradas

DA UVA AO VINHO

Vinícola Muterle: tradição de quatro gerações em Andradas

Produção de vinhos começou no início do século passado com imigrantes italianos

Publicado em 30/06/2019 às 21:06
Atualizado em

Adega da família Muterle tem mais de 100 anos de existência (Foto: Portal da Cidade)

Como grande parte das vinícolas de Andradas, a Muterle foi fundada por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no fim do século XIX. Após um período trabalhando no interior paulista, a família se deslocou para Andradas, onde deu início a uma produção de uvas e vinhos que já dura mais de 100 anos.

"Os antepassados começaram a fazer vinhos pra eles mesmos, pra consumo próprio. Deu certo o negócio e começaram a engarrafar depois", revela Lucieli Bergamin Muterle ao lembrar a história da família.


Lucieli Bergamin Muterle une a tradição familiar a novas ideias (Foto: Portal da Cidade)

Em sua quarta geração envolvida com a produção de vinhos, a Muterle está no mercado desde 1915. Para Lucieli, a união e a preservação das tradições da família são os grandes motivos por estar tanto tempo em funcionamento. "Muita união. A gente vai acompanhando os antigos com um modo de pensar diferente, aproveitando o conhecimento deles, conversando. Se unindo a gente não deixa cair essa tradição", afirma.


Adega preserva parte dos equipamentos do século passado (Foto: Portal da Cidade)

Ainda hoje instalada na Chácara Pirapitinga, localizada no bairro que leva o nome da família, a Muterle conta com a produção de 6 tipos de vinhos: tinto seco e suave, branco seco e suave, branco licoroso e rosado licoroso. Lucieli destaca que fazer parte de um ramo tão ligado à história da cidade escolhida pela família para viver é motivo de satisfação.


Vinícola Muterle produz atualmente 6 tipos de vinhos (Foto: Portal da Cidade)

"É muito gratificante. Está vindo da família e cada dia a gente vai aprendendo um pouco mais. É muito gostoso", destaca a vitivinicultora.

Aberta a visitação, a adega oferece aos visitantes a chance de conhecer as parreiras. Uma relação que, segundo Lucieli, pode ganhar novos capítulos com novidades entre os produtos da vinícola. "Vamos matando um leão por dia, caminhando todo dia com coisas novas que vão aparecendo", finaliza.

A Vinícola Muterle fica na Chácara Pirapitinga. No local, o visitante pode conhecer os antigos tonéis de maneira e o modo de produção, além de degustar os vinhos da adega.

Serviço: Vinícola Muterle

- Localização: Chácara Pirapitinga, Bairro Jardim Muterle - Andradas-MG (no Google Maps)
- Telefone: (35) 3731-1551
- Rede Social: Facebook
- E-mail: vinhos.muterle@hotmail.com
- Horário de atendimento: Segunda a sexta das 7h às 17h, sábado das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h
- Produtos: São produzidos atualmente 6 tipos de vinhos: tinto seco e suave, branco seco e suave, branco licoroso e rosado licoroso
- A visita e a degustação não tem custo

Fonte:

Deixe seu comentário