Portal da Cidade Andradas

#Compartilhe com seus amigos

Vinhos Marcon

Mais de um século de tradição!

Rua Olyntho Trevisan, 60
Vila Buzato - 37795-000 - Andradas/MG

(35) 3731-1565
(35) 99168-3237 (WhatsApp)

Ao ligar, diga que viu no Portal da Cidade Andradas.

Fale agora no WhatsApp

Horário de Atendimento:

Domingo: 09:00h às 12:00h

Segunda-feira: 08:00h às 17:30h

Terça-feira: 08:00h às 17:30h

Quarta-feira: 08:00h às 17:30h

Quinta-feira: 08:00h às 17:30h

Sexta-feira: 08:00h às 17:30h

Sábado: 08:00h às 14:00h

Fechado agora.

Formas de Pagamento:

Sobre a empresa

Mais de um século de tradição na produção de vinhos e orgulhosamente levando o nome de Andradas para o Brasil.

Fundada em 1912, a Marcon é uma empresa familiar que se dedica à produção de vinhos, coolers e espumantes que trazem em sua essência a qualidade das uvas do Sul de Minas Gerais. 

Qualidade garantida que leva o nome de nossa família estampado no rótulo.

A história

A família Marcon veio para o Brasil no fim do século XIX envolvidos pela notícia de que o país era próspero. Chegando no Brasil, viram que eram boatos, e começaram a passar dificuldades financeiras, chegando a passar fome. Desde a abolição da escravatura, faltava mão de obra principalmente nas lavouras de café. A família Marcon junto com os demais italianos desta época que foram trazidos para o município de São João da Boa Vista, por um grande fazendeiro de café.

Após um tempo ouviram falar que na tal Vila do Caracol, hoje, Andradas, portugueses fabricavam vinhos, com uvas vindas da Ilha da Madeira. Com essa notícia vários italianos foram certificar se essa notícia era realmente verdade. Apaixonados pelo néctar dos deuses ficaram entusiasmados com as terras do caracol.

Após alguns anos de muito trabalho, conseguiram juntar algum dinheiro e com essas economias fixaram-se no Caracol. Em 1908 João Marcon Primo adquiriu um quarto e meio de terra, onde plantou seu primeiro parreiral que até hoje produz uva.

Como as uvas eram plantadas no método “pés Francos” - onde os galhos são usados para produzir novas parreiras -  elas demorariam 4 anos para produzir. Entretanto, Sr. João Marcon não chegou a ver essa produção, pois faleceu, deixando a sua viúva com 7 filhos, sendo o querido Marcos o mais velho. Junto com sua mãe Elizabeta Trevisan Marcon resolveram continuar o sonho do seu pai com a fabricação do seu primeiro vinho.

Marcos resolveu continuar no plantio de videira junto com a sua mãe e irmãos na busca deste néctar (vinho marcon) por imigrantes europeus em São Paulo e região. Esta cultura se tornou próspera e já em 1925, eram produzidos mais de 70.000 (setenta mil) litros. Com isso, os Marcons se tornaram grandes produtores vendendo vinho em barris de 100 litros para engarrafadores em São Paulo.

Isto durou várias e muito prósperas décadas, onde a tal Vila do Caracol passou a se chamar Andradas e, nesta época chegou a ter 44 fábricas de vinhos. Com o passar dos anos, seu Guerino e irmãos resolveram deixar esta produção para seus filhos, quando surgiu o nome de Sociedade Vinícola Marcon e, com o aumento da concorrência, resolveram criar sua própria marca, chamada Vinhos Marcon, que até nos dias atuais produz vinhos com uvas próprias cultivadas pela empresa, hoje, maior produtora de uvas para fabricação de vinhos de mesa.