Portal da Cidade Andradas

DESTAQUE

Artesãos mineiros faturam mais de R$ 406 mil durante o 21º Salão do Artesanato de Brasília

Além de Andradas, artesãos de outros 18 municípios tiveram participação gratuita em estande de Minas Gerais

Publicado em 14/04/2026 às 15:15

Estende mineiro teve a comercialização de 3.900 peças (Foto: Agência Minas)

Artesãos mineiros faturaram mais de R$ 406 mil durante o 21º Salão do Artesanato de Brasília após terem a participação garantida no evento pelo Governo de Minas.

Ao todo, os artesãos comercializaram de 3.900 peças, consolidando resultados expressivos e ampliando as oportunidades de mercado para o setor. O valor representa um crescimento de 38,54% em comparação com a edição de 2025.

A ação beneficiou cerca de 250 artesãos de Andradas e cidades como Belo Horizonte, Salinas, Pedro Leopoldo, Divinópolis, Ouro Preto, Carmo do Cajuru, São João do Paraíso, Montes Claros, Almenara, Florestal, Sabará, Berilo, Curvelo, Maria da Fé, Caxambu, Turmalina, Carmo do Rio Claro e Veredinha.

Por meio de edital de chamamento público, a Sede-MG disponibilizou vagas para artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas - como associações, cooperativas e grupos produtivos - que puderam comercializar seus produtos durante a feira.

O Governo de Minas contou com dois espaços no evento: um estande de 105 m², viabilizado pela Sede-MG com apoio do Sebrae Minas, e outro de 50 m², disponibilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Memp.

O Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras se consolida como uma das principais iniciativas nacionais voltadas ao setor, reunindo, a cada edição, o melhor da produção artesanal de todas as regiões do país.

Na 21ª edição, o Salão reuniu representantes de 21 estados e do Distrito Federal, em um espaço superior a 6 mil m², dedicado à exposição e comercialização de cerca de 100 mil peças artesanais.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp