Portal da Cidade Andradas

NA REGIÃO

Emater divulga levantamento sobre danos causados por chuva de granizo

Cerca de 15% da área destinada à cafeicultura em Andradas foram afetados

Publicado em 19/08/2020 às 21:00
Atualizado em

Setores de banana, tomate e uva também foram afetados (Foto: Emater)

A chuva de granizo que atingiu Andradas e outros municípios do Sul de Minas Gerais, na última terça-feira, 18, trouxe prejuízos para os agricultores, segundo levantamento feito pela Emater. O café foi a cultura mais danificada, nos municípios de Ibitiúra de Minas e Andradas.

Segundo a Emater, quatro municípios foram atingidos na região: Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas. Em Ibitiúra de Minas, cerca de 50% das áreas de café foram atingidas. “Alguns produtores possuem seguro agrícola. Esse produtor deve procurar o banco e comunicar o que ocorreu. E o banco fará o acionamento da Emater-MG para que possamos fazer os laudos necessários”, diz o gerente regional da Emater-MG, Willem de Araújo.

No município de Andradas, um dos mais afetados, 15% da área destinada à cafeicultura também sofreram prejuízos. Andradas registrou ainda, estragos na cultura da banana em decorrência da chuva de granizo. Cerca de 80 hectares, de um total de 600, foram danificados. O cultivo de tomate no município, que tem 70 hectares, contabilizou perdas em 15% desse total. Maicon Ramos foi um dos produtores de tomate, em Andradas, que teve a sua lavoura atingida. “Essa é a minha primeira lavoura de tomate. É de cortar o coração. Castigou bem a nossa plantação. Mas fé em Deus, que vamos recuperar”. As uvas também foram atingidas, com alguns locais chegando a 70% de perdas.

“Os produtores que não possuem seguro agrícola ou financiamento também podem procurar os nossos escritórios para solicitar o laudo. A Emater-MG juntamente com outras entidades, agentes financeiros e setor público está buscando estratégias para lidar com esta situação”, afirma o gerente regional da Emater-MG.

Fonte:

Deixe seu comentário