Portal da Cidade Andradas

PARABÉNS

Andradas completa 130 anos de emancipação político-administrativa

Relembre como a cidade foi de São Sebastião de Jaguari a Andradas

Publicado em 22/02/2020 às 06:30
Atualizado em

Primeiro nome da cidade foi dado em outubro de 1860 (Foto: Luan Teixeira)

Andradas completa nesse sábado, 22, 130 anos de emancipação político-administrativa. Muitos não sabem que a cidade não tem esse nome desde o início. Para marcar a data, o Portal da Cidade relembra como o município foi de São Sebastião de Jaguari a Andradas.

TUDO COMEÇOU - Em plena época da corrida pelo ouro no Brasil, chegaram ao "solo andradense" no final do século XVIII e começo do século XIX os primeiros habitantes. A ocupação propriamente dita foi feita por dois fazendeiros de Baependi: Felipe Mendes e o Guarda-Mor Antônio Rabelo de Carvalho, que chegaram em viagem de exploração e se fixaram nas margens do Córrego do Cipó.

PRIMEIRO NOME - Hoje Andradas, a cidade teve como primeira denominação São Sebastião de Jaguari. O "batismo" veio com a lei provincial nº 1098, do dia 07 de outubro de 1860.

AGORA CARACOL - Em 1º de setembro de 1888 a cidade foi elevada à categoria de vila, desmembrou-se de Caldas e passou a se chamar Caracol (em referência à serra presente no município). Caracol se constituiu em distrito sede em 22-02-1890 e se transformou em cidade apenas em 10 de setembro de 1925.

ENFIM, ANDRADAS - A denominação atual veio somente em 20/09/1928, quando o município passou a chamar-se Andradas, em homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

O Portal da cidade dá os parabéns à "cidade joia da velha Minas Gerais!", como diz o hino.

O HINO - Criado em plena Festa do Vinho, em 1965, pelos jovens Antônio Lisboa Duarte, José Carlos de Magalhães Teixeira e Daniel Magalhães, cantas as belezas marcantes da antiga Caracol:

I

“Eu sinto uma saudade
Vou dizer de onde é
É da minha terrinha
Que bonita que ela é.
Fica entre montanhas
É banhada pelo sol
Hoje é Andradas
Antiga Caracol.

II

Oh, que maravilha!
Os teus verdes parreirais!
És a cidade joia
Da velha Minas Gerais!
Tuas praças são tão belas
Tua igreja é altaneira
És pétala de rosa
Aos pés da Mantiqueira.

III

Cidade toda em flor
Amor de tantos ninhos
Tua gente é tão boa
Oh, terra santa dos vinhos!
Teu céu é tão azul
Tão belo é teu luar
Quem te conhecer
Sempre há de te amar”.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/32NqpWU 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário