Portal da Cidade Andradas

PROBLEMA

Dados do Ministério da Saúde apontam contaminação de água em Andradas

Análise feita em diversas localidades revelou presença de agrotóxico na água

Publicado em 18/04/2019 às 00:27

Água de Andradas apresentou uma substância tóxica (Foto: Portal da Cidade)

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde apontou contaminação da água em vários municípios brasileiros, entre eles, Andradas. Segundo o estudo, em diversas localidades foi verificada a presença de agrotóxico na água.

Conforme os dados divulgados, 83 cidades de Minas Gerais tiveram problemas verificados na água. Entre os municípios mais próximos a Andradas, Poços de Caldas e Paraguaçu têm o pior cenário, com 27 agrotóxicos diferentes presentes na água. Poço Fundo, com 4 tipos, e Cabo Verde, com 1, também estão na lista. Andradas aparece com contaminação por apenas uma substância tóxica.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram realizados 854.140 testes entre 2014 e 2017 para levantar esses dados, que apontam que uma em cada quatro cidades do Brasil apresentaram contaminação. 

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE - Em resposta a uma reportagem da emissora EPTV, o Ministério da Saúde destacou que os dados ainda não estão consolidados e que, portanto, não é possível, “no momento, fazer avaliação sobre a situação da qualidade da água”.

A nota do ministério diz ainda que a "exposição aos agrotóxicos é um problema de saúde pública e cada situação deve ser analisada individualmente à luz do histórico de dados e dos valores de referência da legislação. Quando encontrados valores acima do padrão de potabilidade ou até mesmo diante da presença constante das substâncias, a vigilância deve notificar os prestadores de serviços de abastecimento de água".

Fonte:

Deixe seu comentário