Portal da Cidade Andradas

AUXÍLIO

Governo quer ampliar número de municípios que recebem venezuelanos

Andradas recebeu uma família de quatro pessoas em agosto deste ano

Publicado em 02/10/2019 às 22:00
Atualizado em

Venezuelanos chegaram a Andradas pelo programa Caminhos da Solidariedade (Foto: ANTV)

O governo federal quer ampliar o número de municípios brasileiros que recebem migrantes e refugiados venezuelanos. Um protocolo de intenções foi assinado, na tarde de quarta-feira, 02, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O propósito do governo é interiorizar a acolhida e criar melhores oportunidades de inserção dos migrantes da Venezuela no Brasil. De acordo com o ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a migração dos venezuelanos “é a maior diáspora da América Latina”. A ONU contabiliza que mais de 4 milhões de pessoas saíram da Venezuela desde 2016. Desses, 115 mil solicitaram refúgio no Brasil e outros 90 mil pediram residência temporária.


Protocolo de intenções foi assinado na quarta com agências da ONU (Foto: Agência Brasil)

Municípios que aderirem à campanha de acolhimento definirão o número de pessoas e famílias que poderão receber e até o perfil dos migrantes, conforme vocação econômica das cidades.  

EM ANDRADAS - Andradas é um dos municípios brasileiros que receberam venezuelanos. Em agosto deste ano um casal e duas filhas - de 2 e 7 anos - chegaram à cidade vindos do Acre através da Paróquia São Sebastião por meio do programa Caminhos da Solidariedade.

ONU - O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, elogiou a iniciativa do governo de interiorização da operação acolhida: “A resposta brasileira é eficiente porque é abrangente. Envolve o ordenamento da fronteira, o acolhimento e a interiorização. O Brasil provê de maneira eficaz o acesso à documentação, saúde, educação, abrigo, proteção, alimentação e integração social e econômica”, assinalou.

NÚMEROS - Até agosto, o Brasil contabilizava 14.643 refugiados e migrantes do país vizinho em mais de 250 municípios. Mais de 9 mil deles entraram neste ano no país.

Fonte:

Deixe seu comentário