Portal da Cidade Andradas

QUEDA DE BRAÇO

Prefeito explica situação da Copasa em Andradas

Segundo chefe do Executivo, empresa tem problemas na prestação de serviço na cidade

Publicado em 14/12/2018 às 01:26

Prefeito trabalha para contratação de nova empresa (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, concedeu uma coletiva nessa sexta-feira, 14, para explicar a situação da Copasa no município. Segundo o chefe do Executivo, serviço apresenta problemas e administração trabalha pela contratação de uma nova empresa.

De acordo com Rodrigo Lopes, as dificuldades enfrentadas pelo serviço da Copasa se devem à falta de investimento na cidade nos últimos anos e à falta responsabilidade com o fornecimento. O prefeito destacou ainda que em 2018 só não houve mais problemas porque choveu bastante e não houve falta de água na captação.

Chamou a atenção em Andradas recentemente a falta d’água durante 4 dias em diversas localidades da cidade. "A falta de água que existe hoje no município que aconteceu nessa semana é um grãozinho de areia no oceano de problemas que é a Copasa. Nós temos problemas muito maiores que podem acontecer a qualquer momento", destacou o prefeito.

Durante a entrevista, Lopes destacou que o município trabalha para conseguir o rompimento do contrato com a empresa. No dia 29 de novembro, a procuradoria estadual deu um parecer em favor do município sobre a nulidade do contrato, ainda sem força de decisão, o que depende de sentença de um desembargador, o que deve acontecer no início de 2019.

Rodrigo Lopes destacou ainda que já tem sido realizado um trabalho para a modelagem de uma nova licitação para contratação de uma empresa de tratamento e saneamento, que englobaria toda a cidade, incluindo os distritos. "É necessário, é fundamental que haja uma empresa séria com respeito à população, com compromisso de investimento porque a população paga em dia a conta de água", pontuou.

Ainda segundo o chefe do Executivo, hoje a Copasa apresenta vários problemas, como vazamentos, água perdida (cerca de 35% da água tratada), atraso em entrega de obras e falta de funcionários. A solução para esses problemas exigiria um investimento de cerca de 20 milhões de reais, o que a empresa não dá sinais de que realizaria.

O próximo passo agora da administração municipal é aguardar pela decisão favorável à rescisão contratual e realizar uma licitação para que uma nova empresa passe a atuar no setor de tratamento de água e saneamento em Andradas.

Fonte:

Deixe seu comentário