AUMENTO DAS DESPESAS
Prefeitura anuncia cancelamento do Aniversário de Andradas e Carnaval 2026
Orçamento tardio e aumento de despesas com repasses e emendas impositivas impediram planejamento financeiro para eventos desse porte
Publicado em
05/02/2026 às 22:18
Atualizado em
A decisão foi tomada após o aumento de repasses à Câmara Municipal sob a justificativa de construção de um novo prédio e a obrigatoriedade das emendas impositivas, aumentando as despesas da Prefeitura. Além disso, o orçamento municipal, aprovado pela Câmara na sessão do dia 22 de dezembro e só foi enviado à Prefeitura no dia 13 de janeiro para análise e liberação o que ocorreu no dia 23 de janeiro. Todo esse trâmite do orçamento impossibilitou qualquer planejamento financeiro para eventos desse porte, que exigem organização e planejamento dos gastos com antecedência.
Informa ainda que apenas a solenidade cívica dos 136 anos de emancipação político administrativa de Andradas será mantida e acontecerá em frente ao Paço Municipal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura e demais servidores da secretaria estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira, 5 de fevereiro, no Teatro Municipal, com representantes do COMTUR, Governança Turística e Conselho de Cultura para explicar o cancelamento de eventos festivos e culturais.
A Administração Municipal deixa claro que a cultura tem valor, faz parte da história de Andradas e seguirá sendo respeitada. No entanto, diante da realidade financeira, foi preciso escolher entre promover festas ou garantir que serviços essenciais continuem sendo oferecidos às famílias. A opção da Prefeitura foi em manter os compromissos básicos com a população em dia.
“Não é uma escolha fácil, mas é a escolha correta. Governar é decidir com responsabilidade, mesmo quando isso significa abrir mão de eventos para não faltar no que é essencial”, destacou a prefeita Margot Pioli.
Fonte: Prefeitura Municipal de Andradas
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Andradas receberá capacitação da Defesa Civil com representantes de 55 municípios
17/07/2026 às 16:00
Aposta feita em Andradas quase leva prêmio milionário da Mega-Sena
17/07/2026 às 11:00
Viaduto na MG-455, em Andradas, passa por reparo estrutural a partir desta sexta-feira
17/07/2026 às 09:00
Santa Casa de Andradas presta contas sobre a XIII Benedetta Itália
16/07/2026 às 14:15
MG-455 recebe aplicação de asfalto-borracha com reaproveitamento de pneus usados
16/07/2026 às 13:15
Água com coloração azul em córrego preocupa moradores de bairro em Andradas
16/07/2026 às 11:00