PARA AJUDAR
Desconto automático nas tarifas de água e luz é aprovado
Redução das tarifas terá duração até o fim da pandemia de coronavírus
Publicado em
11/06/2020 às 23:00
Atualizado em
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nessa semana duas proposições que pretendem facilitar o acesso dos cidadãos de baixa renda a descontos nas contas de água e energia, durante a pandemia de Covid-19.
O Projeto de Lei 1.971/20, prevê que o Estado poderá adotar a concessão automática de descontos da tarifa social de energia elétrica, previstos na Lei Federal 12.212, de 2020, para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Atualmente, a Cemig exige comparecimento presencial a suas agências e uma série de documentos e informações para a concessão do benefício. Dessa forma, a proposição pretende afastar todos os obstáculos burocráticos para o exercício de um direito já assegurado pela legislação, ainda mais tendo em vista as restrições de circulação impostas pelo coronavírus.
Medida semelhante foi aprovada através do Projeto de Lei 1.890/20, mas desta vez com relação às contas de consumo de água. O projeto altera a Lei 18.309, de 2009, para determinar a obrigatoriedade da inclusão automática na tarifa social de água dos consumidores inscritos no CadÚnico que atendam os critérios para concessão do subsídio.
Mais uma vez, a intenção é tornar desnecessário o comparecimento presencial dos usuários às concessionárias e prestadoras do serviço.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.
📲 Participe: http://bit.ly/39U3eOC 👈
Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fonte: André Vince (com informações da ALMG)
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Gasolina pode ter redução de preço na região após queda do petróleo
02/07/2026 às 13:15
Andradas fecha maio com mais demissões do que contratações, aponta Caged
01/07/2026 às 12:00
Conta de energia segue com bandeira amarela no mês de julho
30/06/2026 às 15:15
Sicredi UniEstados apoia mais uma edição da FestMalhas em Jacutinga
29/06/2026 às 16:56
ACIRA abre novas vagas de emprego em Andradas e orienta cadastro online
26/06/2026 às 15:15
IBGE abre processo seletivo com seis vagas para Andradas no Censo Agropecuário 2027
26/06/2026 às 10:00