Portal da Cidade Andradas

CRIME AMBIENTAL

PRF registra grande aumento na apreensão de animais silvestre em MG

Números registrados em 2020 são quase o dobro do contabilizado em todo o ano de 2019

Publicado em 13/08/2020 às 03:30
Atualizado em

PRF apreendeu 1.831 animais silvestres em Minas Gerais (Foto: PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um grande aumento do número de apreensões de animais silvestres sendo traficados em Minas Gerais em 2020. Somente nesse ano, número de registros é quase o dobro do contabilizado em todo o ano de 2019.

Segundo a PRF, em Minas Gerais já são 1.831 animais silvestres apreendidos enquanto estavam sendo traficados no estado. “O número surpreende não apenas pela quantidade de animais resgatados do tráfico, mas principalmente ao compararmos com 2019”, publicou a Polícia Rodoviária.

No ano passado inteiro, 963 animais foram resgatados, enquanto até o último dia 11 de agosto (quando foi fechado um balanço pela PRF) foi quase o dobro de animais. Nesse mesmo período em 2019 (de 1º de janeiro a 11 de agosto), a PRF havia apreendido 361 animais, cerca de um quinto da quantidade apreendida em 2020.

O que é o tráfico de animais silvestres

O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.

Crime

O artigo 29 da lei nº 9.605/98 diz:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Fonte:

Deixe seu comentário