Portal da Cidade Andradas

INTEGRAÇÃO

Plano Ferroviário com ferrovias próximas a Andradas deve ser concluído em 2021

Prévia do estudo técnico, com vários projetos, foi apresentada em audiência e recebeu críticas e sugestões

Publicado em 02/11/2020 às 21:00
Atualizado em

Poços de Caldas e Jacutinga podem ter reativação de ferrovias (Foto: Memória Poços de Caldas)

Estão em fase de estudo de pré-viabilidade 19 propostas de trens turísticos ou regionais de passageiros em Minas Gerais. Uma audiência pública foi realizada na última semana para tratar do tema e para apresentação de estudos técnicos. Entre eles, dois bem próximos a Andradas que devem passar por Poços de Caldas e Jacutinga.

O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) está sendo elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e deve ser finalizado até o primeiro trimestre do próximo ano. Ele trará os estudos de viabilidade, de custos, oferta e demanda, entre outros, para projetos que visam à retomada ferroviária no Estado.

Entre os projetos está um em Jacutinga e outro Poços de Caldas (que liga a cidade a Águas da Prata). Além disso, no Sul de Minas há outras linhas, como a que liga Lavras a Carrancas e a que liga Lavras, Três Corações e Varginha.

O projeto de remodelação de bitola larga de várias ferrovias tem ainda o objetivo de criar um grande corredor ferroviário entre Uruguaiana (RS) e Salvador (BA), passando por Minas Gerais.

Fonte:

Deixe seu comentário