Portal da Cidade Andradas

ALERTA

Cuidados para evitar o Aedes devem ser intensificados no período de chuva

Mobilização da população é fundamental para controle da dengue

Publicado em 08/11/2018 às 08:30

Em 2018 Andradas foi classificada como cidade de alto risco (Foto: SES/MG)

As ações para controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser reforçadas nessa época do ano devido à chegada das chuvas e o aumento das temperaturas. Neste período, o ideal é eliminar recipientes que podem servir para acúmulo de água e, consequentemente, para a proliferação do mosquito.

Cerca de 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências e o período de chuvas e calor é considerado o cenário ideal para proliferação do mosquito. Por isso, quando o armazenamento de água for necessário, ele precisa ocorrer de forma adequada e segura, evitando que os recipientes se tornem criadouros do Aedes.

De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes da SES-MG, Dionísio Pacceli, cada cidadão deve contribuir para que seu ambiente doméstico e de trabalho esteja livre do Aedes. “Como sabemos, os focos do mosquito se encontram, em sua grande maioria, dentro das residências. É fundamental que os moradores tenham consciência disso e tomem atitudes simples que vão minimizar o número de criadouros dentro da sua área de vivência”, explica.

CUIDADOS - Entre as ações de prevenção e controle do Aedes está o cuidado com o armazenamento de lixo, que deve ser mantido em recipiente fechado, além de acondicionar adequadamente os materiais para reciclagem que podem acumular água. Manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada e as calhas livres de entupimentos são outras atividades fundamentais para a prevenção de novos focos. Os pratinhos de plantas precisam ser eliminados, além do cuidado especial com bebedouros de animais. Também é recomendável retirar o fundo de latas, caixas de leite e similares antes do descarte.

ANDRADAS - No início de 2018 Andradas foi classificada como município de “alto risco” no “levantamento rápido do índice de Aedes Aegypti”, sistema utilizado pelo Ministério da Saúde para mapear a proliferação dos mosquitos nas cidades. Ações desenvolvidas nesse período chuvoso pode evitar que a situação se repita no ano que vem.

CENÁRIO EM MINAS - Em 2018, até o momento (05/11), Minas Gerais registrou 25.559 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de Dengue. Já são 8 óbitos confirmados por dengue nos municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Além disso, há 11 óbitos em investigação no estado.

Fonte:

Deixe seu comentário