Portal da Cidade Andradas

7 DE ABRIL

Dia Mundial da Saúde tem como tema “Minha saúde, meu direito” em 2024

Nutricionista Mariza Fernandes Andrade destaca que a hipertensão, diabetes e obesidade estão entre os problemas de saúde que mais acometem os brasileiros

Publicado em 09/04/2024 às 19:21
Atualizado em

Mariza é proprietária da Academia America Gym (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial da Saúde foi comemorado no último domingo, 07 de abril, e foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e promover hábitos saudáveis em todo o mundo.

A cada ano, a OMS escolhe um tema específico para destacar questões de saúde global que precisam de atenção, como doenças específicas, acesso a cuidados de saúde, prevenção de doenças, entre outros.

Em 2024, o tema “Minha saúde, meu direito”, foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação.

A nutricionista Mariza Fernandes Andrade, especialista na área de nutrição clínica, esportiva, personal diet e obesidade, disse que a saúde no Brasil, na sua visão profissional, é preocupante. “Para se ter uma ideia da dimensão do problema relacionado ao diabetes, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença e muitas vezes não fazem acompanhamento com profissionais especializados, como médicos e nutricionistas. Uma dieta balanceada e uma vida regrada com orientações básicas e possível e necessário em tempos difíceis.”

Ainda segundo Mariza, saúde preventiva é a saída. “Não temos a cultura e hábito da saúde preventiva, mas a longo prazo é o que irá ajudar. Temos que ter o equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social. Ter uma boa qualidade de vida significa realizar atividades físicas periodicamente e para que isso também tenha um bom resultado e preciso uma alimentação balanceada e adotar hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e bem-estar.”

Não somente no Dia Mundial da Saúde, mas qualquer momento é importante para refletir sobre como podemos cuidar melhor de nossa saúde e apoiar iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

Fonte:

Deixe seu comentário