Portal da Cidade Andradas

PANDEMIA

MG quer concluir vacinação de adultos com 1ª dose contra covid-19 ainda esse mês

Até agora, índice de cobertura vacinal de pessoas acima de 18 anos chega a 84,96%

Publicado em 14/09/2021 às 09:00
Atualizado em

Meta é imunizar 100% dos adultos acima de 18 anos (Foto: Agência Minas)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) pretende atingir ainda neste mês a meta de imunizar 100% dos adultos acima de 18 anos com a aplicação da vacina contra covid-19. Até agora, o índice de cobertura chega a 84,96%.

Pelo menos 342 cidades informaram a conclusão da vacinação da população adulta com a D1. Minas Gerais tem a menor taxa de mortalidade por covid-19 entre os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, locais com o perfil demográfico e epidemiológico mais parecido com o de Minas.

"Estes dados mostram que estamos enfrentando bem a pandemia, obviamente com as ações dos municípios. O cenário do estado é quase uma fotografia da Região Central", enfatizou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Baccheretti apontou que os municípios em Minas, de uma forma geral, estão acatando as orientações do Ministério da Saúde e da SES, respeitando as notas técnicas ao não usar a segunda dose como primeira, o que evita a falta do imunizante como está ocorrendo em outros estados.

Menores de 18 anos

Durante o evento, o secretário reforçou junto aos gestores as orientações previstas na deliberação da CIB-SUS/MG nº 3.508, publicada em 3/9/2021, que orienta os municípios sobre a aplicação da terceira dose e imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. As cidades que tenham disponibilidade de doses remanescentes da vacina Pfizer e que já concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão avançar para esta nova etapa da campanha.

Fonte:

Deixe seu comentário