Portal da Cidade Andradas

SAIBA MAIS

Secretaria da Saúde esclarece mitos sobre a vacina contra gripe

Ao contrário do que dizem informações falsas, imunização contra a Influenza não transmite a doença, nem faz mal para gestantes

Publicado em 29/04/2019 às 07:46

Informações falsas sobre a vacina e são comumente difundidas (Foto: Agência Minas)

A  Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está em vigor e cerca de 3,8 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos postos de saúde de Minas Gerais. Mesmo com a campanha realizada todos os anos, uma série de mitos e informações falsas sobre a vacina e também sobre a doença é difundida, o que pode provocar confusão em parte da população sobre quais são as reais medidas de prevenção e tratamento.

Confira, a seguir, algumas dúvidas comuns sobre a doença:

A vacina transmite a gripe? Não. Um dos mitos mais comuns é o de que a vacina contra a gripe transmite a doença. Contudo, a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Josianne Dias, explica que a informação é falsa. “A vacina contra a gripe é fragmentada e inativada, sendo totalmente segura e incapaz de provocar a doença”, afirma.

A vacina pode fazer mal a gestantes? Falso. Pelo contrário: a vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o lactente. Além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês.

Precisa tomar a vacina todos os anos? Sim. Quem tomou a vacina no ano passado deve, sim, se vacinar novamente em 2019, pois a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual é feita anualmente. Além disso, a constante mudança do vírus influenza requer uma frequente reformulação da vacina.

A gripe pode matar? Verdade. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves, inclusive a morte, principalmente nos grupos de alto risco, como crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Lavar as mãos com frequência ajuda na proteção contra a gripe? Verdade. Além disso, existem outras ações simples que colaboram na prevenção da doença. Entre elas está manter as vias respiratórias bem hidratadas para evitar a entrada de vírus e bactérias, evitar locais com aglomerações de pessoas e pouca circulação de ar, manter as janelas dos ônibus sempre abertas, jogar lenços de papel no lixo, usar a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, evitar compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal. 

Gripe e resfriado são a mesma coisa? Não. O resfriado também é uma doença respiratória e é frequentemente confundido com a gripe. O resfriado, entretanto, é causado por vírus diferentes dos da gripe.Por isso, em caso de sintomas como febre alta, mal estar, dor muscular e de garganta e coriza, é fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo para que profissionais possam avaliar o caso e prescrever o tratamento mais adequado.

Fonte:

Deixe seu comentário