Portal da Cidade Andradas

DA UVA AO VINHO

Vinícola Beloto: produção de vinho que avança gerações

Há mais de 90 anos no mercado, empresa planeja novos rumos para a produção

Publicado em 30/06/2019 às 21:02
Atualizado em

Vinícola Beloto tem quatro gerações ligadas ao vinho (Foto: Portal da Cidade)

Quatro gerações envolvidas com a produção de vinhos. Essa é a Vinícola Beloto. Há mais de 90 anos produzindo, a adega é uma das mais tradicionais de Andradas e deu início às atividades ainda em 1928. Neste ano, a família adquiriu a propriedade onde até os dias atuais são produzidos os vinhos Beloto.


Gervásio Ribeiro Beloto, proprietário da adega (Foto: Portal da Cidade)

O começo das atividades se deu com Fernando Beloto - que havia vindo da Itália com o pai, Pedro Beloto, e os irmãos -, que após um período trabalhando em lavouras de café no interior de São Paulo chegou a Andradas para dar início à ligação da família com os vinhos em solo brasileiro. "Eles passaram a comprar terras aqui em Andradas e como já sabiam mexer com uva, começaram a plantar pra consumo. Com o passar do tempo, viram que seria bom pra sustentar a família, começaram a fazer o vinho pra venda também e está até hoje", rememora a história da família o proprietário da adega Gervásio Ribeiro Beloto.

O sucesso inicial dos vinhos produzidos pela família fez com que a produção crescesse nos anos seguintes. Vivência da família que, de acordo com Gervásio, foi a mesma experimentada por várias outras na cidade, impulsionando seu desenvolvimento. "Andradas praticamente começou do vinho. Profissionais que atuam em outras áreas aqui hoje começaram tudo no vinho. A raiz foi o vinho, depois, com a crise, foram diversificando".

Mesmo com a crise que afetou a cidade nos anos de 1960, a experiência na produção dos vinhos fez a vinícola prosperar. Com produção própria e seleção das uvas, tem obtido bons resultados. Prova disso, para Gervásio, são os muitos anos que a adega está no mercado. "É virtude de uma grande empresa, não importa o tamanho que ela seja, estar há 100 anos no comércio. Quantos planos de governo, moedas, crises a gente teve e estamos aí até hoje", destaca.

O vitivinicultor acrescenta que a adega acompanhou as muitas mudanças exigidas pelo mercado em tantos anos de existência. "As coisas mudam, você aumenta a produção, precisa de tecnologia. Só o artesanal hoje não dá conta. Passa pra mais investimento, tecnologia, maquinário e hoje já é uma empresa com maior venda", afirma.


Adega une o antigo e o moderno na elaboração de vinhos (Foto: Portal da Cidade)

Com uma tradição que passou de avô para pais, netos e agora bisnetos, a Beloto está na quarta geração de produtores de vinhos e começa a voltar seus olhares para novos mercados. "Hoje a nossa empresa é mais vinho de mesa. Mas agora, a partir desse ano, vamos começar testes com uvas viníferas europeias pra vinhos mais finos. É o que o mercado pede hoje", finaliza Gervásio apontando o futuro da Vinhos Beloto.


Vinícola produz hoje dezoito tipos de vinhos diferentes (Foto: Portal da Cidade)

A Vinícola Beloto, localizada na Chácara Santa Clara, é aberta à visitação. No local, além de conhecer a estrutura da adega, é possível degustar os tradicionais vinhos ali elaborados.

Serviço: Vinícola Beloto

- Localização: Chácara Santa Clara, Bairro Jaguari - Andradas-MG (no Google Maps)
- Telefone: (35) 3731-2594
- Site: www.vinhosbeloto.com.br
- Redes Sociais: Facebook e Instagram
- E-mail: contato@vinhosbeloto.com.br
- Horário de atendimento: Segunda a sábado das 8h às 17h30 e aos domingos das 8h às 17h
- Produtos: A vinícola produz hoje 18 vinhos diferentes, entre eles o tinto e branco (tanto seco, quanto suave), o rosé, o demi-sec e o licoroso
- A visita e a degustação não tem custo

Fonte:

Deixe seu comentário