Portal da Cidade Andradas

DA UVA AO VINHO

Vinícola Marcon: desde 1912 produzindo em Andradas

Fundada por imigrantes italianos, vinícola produz hoje 15 tipos diferentes de vinhos

Publicado em 30/06/2019 às 21:05
Atualizado em

Família Marcon produz vinhos desde 1912 (Foto: Portal da Cidade)

A família Marcon chegou ao Brasil junto a outras famílias de imigrantes italianos na década de 1880. Vindos da região do Vêneto, da comuna de Marcon, inicialmente trabalharam em lavouras de café no estado de São Paulo e em 1910 se estabeleceu em Andradas, dando início à produção de uvas.

"As terras em Minas Gerais eram mais baratas e na década de 1910 se estabeleceram aqui em Andradas. Tinham a cultura do vinho e começaram a plantar as primeiras vinhas. Em 1912 abriram a Vinhos Marcon", explica o enólogo da adega, Adans Reginato Boz.

Como a maior parte dos produtores locais do período, iniciaram a produção de vinhos para consumo. Atualmente, mais de um século depois, já atinge diversos mercados. "Começaram com produção muito pequena pra atender a família e alguns clientes da cidade. Com o tempo foi aumentando, indo pra cidades ao redor, posteriormente Campinas, São Paulo e hoje em vários locais. A produção que começou com 500 litros/ano está em 2 milhões de litros/ano", conta Adans.


Produção da “Vinhos Marcon” é de 2 milhões de litros por ano (Foto: Portal da Cidade)

Apesar de gaúcho, o enólogo conhece bem a história vinícola andradense e destaca que a tradição e vocação da cidade para a vitivinicultura têm obtido destaque no cenário nacional. "No estado de Minas Gerais Andradas e Caldas foram pioneiros na implantação dos vinhedos. A história aqui é riquíssima e com as novas tecnologias adaptadas nós estamos conseguindo chamar o turista pra cá e tido uma visibilidade muito grande", diz.

Com uma produção diversificada, a Vinhos Marcon tem ainda hoje o vinho de mesa tradicional como maior produção. Além disso, aposta nos vinhos finos e na linha de bebidas quentes e sucos. Variedade que, segundo Adans, tem contribuído para que Andradas recupere sua fase de ouro e se consolide como uma das três principais regiões produtoras de vinho do Brasil, atrás apenas da Serra Gaúcha e Oeste Catarinense.

"A cidade de Andradas tem a vocação turística pelos vinhos, a natureza, a população muito receptiva. E a história toda do vinho está intrínseca na cidade e não tem como tirar. Nos sentimos orgulhosos por fazer parte dessa história sempre com produtos novos, buscando tecnologias e se comprometendo a buscar melhoramentos para que o consumidor goste do nosso produto. Almejamos ser não das maiores produtoras, mas das melhores produtoras de vinho de alta qualidade", pontua Adans Reginato Boz.


Adega criada no centro da cidade atrai turistas (Foto: Portal da Cidade)

Além dos parreirais, a Vinhos Marcon possui uma adega montada no centro de Andradas aberta à visitação Além de conhecer a estrutura, o visitante pode adquirir produtos e experimentar 15 variedades de vinho disponíveis.


Adega disponibiliza ao consumidor 15 vinhos entre finos e de mesa (Foto: Portal da Cidade)

Serviço: Vinícola Marcon

- Localização: Rua Olyntho Trevisan, nº 60, Vila Buzato - Andradas-MG (no Google Maps)
- Telefones: (35) 3731-1565 ou (35) 3731-3600
- Site: www.vinhosmarcon.com.br/novo
- Redes Sociais: Facebook e Instagram
- E-mail: vinhosmarcon@andradas-net.com.br
- Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 17h45, sábado das 8h às 14h e aos domingos das 8h às 12h
- Produtos: A vinícola produz hoje 15 tipos de vinhos entre finos e de mesa, secos e suaves
- A visita e a degustação não tem custo

Fonte:

Deixe seu comentário