HÁ RISCOS
Inmet emite alertas de chuva intensa para Andradas e região nesta quinta e sexta-feira
Aviso de perigo prevê precipitações de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h
Publicado em
29/10/2026 às 10:00
Atualizado em
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para Andradas e região, com validade para esta quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30 de outubro. Os comunicados indicam possibilidade de temporais, rajadas de vento e ocorrências que podem afetar a rede elétrica e provocar alagamentos.
O primeiro aviso, classificado como Perigo, começou à meia-noite desta quinta-feira e permanece válido até as 23h59. A previsão indica volumes de chuva de até 100 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento podem variar de 60 a 100 km/h.
Entre os riscos apontados estão interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para sexta-feira, o Inmet prevê a continuidade das condições de instabilidade, mas com menor grau de severidade. O segundo alerta, de Perigo Potencial, será válido das 0h às 23h59. A estimativa é de chuva de até 50 milímetros, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h.
Nesse segundo período, o risco de falta de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.
Recomendações durante os temporais
Durante as rajadas de vento, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores, devido à possibilidade de quedas e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
Sempre que possível, a recomendação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para o período de perigo potencial, o Inmet também orienta evitar o uso de equipamentos eletrônicos conectados à tomada.
Em caso de necessidade, a população pode buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Rodovias de Andradas e região devem registrar aumento de tráfego no feriado de Finados
29/10/2026 às 12:00
Parque Municipal ainda fechado gera reclamação em Andradas
29/10/2026 às 09:00
Igreja Adventista de Andradas promove campanha de Natal para arrecadar doações
28/10/2026 às 16:00
Andradas conclui recuperação de pontes danificadas nos bairros do Óleo e do Barroso
28/10/2026 às 12:00
Mais apostas de Andradas levam prêmios em concurso da Mega-Sena acumulado
28/10/2026 às 11:00
Chuvas causam danos em pontes da zona rural de Andradas
27/10/2026 às 14:15