Portal da Cidade Andradas

PARABÉNS

Minas Gerais completa 300 anos neste dia 02 de dezembro

Criação da Capitania de Minas do Ouro pela Coroa Portuguesa chega a três séculos

Publicado em 01/12/2020 às 21:00
Atualizado em

MG foi desmembrada da Capitania de São Paulo (Foto: g37)

Nesse dia 02 de dezembro de 2020 Minas Gerais passa a ser tricentenária. A criação da Capitania de Minas do Ouro chega a três séculos com fatos que marcaram não só sua existência como a também a história do país.

A Capitania de Minas do Ouro passou a existir a partir de seu desmembramento da Capitania de São Paulo. Tendo a extração do ouro como ponto chave para sua criação, foi essa prática que a fez prosperar na Colônia.

Nesses três séculos da história de Minas Gerais, sua evolução foi marcada também por conflitos, como o mais conhecido movimento político e histórico do estado: a Inconfidência Mineira. O movimento surgiu com a intenção de romper as relações entre a colônia e a metrópole. A resposta da metrópole levou à condenação de dezenas de pessoas e na execução de Tiradentes, o mártir mineiro.

Após o declínio do ouro, Minas teve sua economia acelerada por outro produto, ainda hoje marcante no estado: o café, introduzido em MG no início do século XIX. Ele logo se transformou na principal atividade da província e permitiu o povoamento e desenvolvimento da infraestrutura estadual.

As indústrias originárias da cafeicultura eram de pequeno e médio portes, voltadas a produtos alimentícios (laticínios e açúcar), têxteis e siderúrgicos, contribuindo com a economia mineira durante um século.

Já na década de 1970, a economia de Minas passou por novas mudanças estruturais com o adensamento e diversificação da estrutura industrial.

Ainda hoje, Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil, com a terceira maior economia, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje com 21,2 milhões de habitantes, é o estado com maior número de municípios, com 853. Grande parte dessas cidades possui atrativos turísticos, oriundo da época do ouro e com expressiva arte Barroca, como Outro Preto, Congonhas do Campo e Diamantina.

Passado e presente que convivem em harmonia e fazem de Minas Gerais um local único e agora com 300 anos de vida.

Fonte:

Deixe seu comentário