Portal da Cidade Andradas

Andradas comemora Dia da Consciência Negra com apresentações culturais

Publicado em 16/11/2017 às 00:24

Nesta segunda-feira (20), Andradas comemora o Dia da Consciência Negra. A Prefeitura de Andradas, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura realiza na Praça Dr. Alcides Mosconi uma programação para lembrar da importância da cultura afro na cidade de Andradas e no Brasil. Confira a programação:

- Apresentação de Capoeira - Grupo Luanda
- Apresentação de Folia de Reis – Cia. De Reis Estrela Guia e Cia. de Reis do Campestrinho
- Apresentação de dança “Maculelê” -  E. E. Dr. Alcides Mosconi
- Dança com alunos da Associação Amigos da Cultura

As apresentações ocorrem a partir das 16h. Venha prestigiar e aprender um pouco mais sobre a importância do Dia da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro, os setores administrativos, de saúde e escolas municipais não estarão em funcionamento. A coleta de lixo funcionará normalmente.

A importância do dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra foi instituído em Andradas no dia 02 de dezembro de 2014, mas as comemorações sempre ocorreram no dia 20 de novembro. Uma maneira de homenagear aqueles que ajudaram a construir e ainda ajudam a fazer uma Andradas melhor.

O dia 20 de novembro é uma data que representa um marco em defesa da liberdade, do respeito entre as raças e da justiça social. Nesse dia, em 1695, o líder negro Zumbi foi assassinado no quilombo dos Palmares, localizado na divisa entre Pernambuco e Alagoas.

Refúgio de muitos negros que fugiam das torturas da escravidão, os quilombos eram locais de abrigo e resistência para aquelas pessoas. Zumbi, ao contrário do que possam pensar, nasceu livre, mas era filho de escravos, lutou até a morte pela liberdade de seu povo.

De acordo com o IBGE, cerca de 53% da população brasileira é negra. Apesar de tão importante e de ter ajudado na construção dos pilares do país, a etnia negra ainda sofre discriminação de forma cruel, social e economicamente.

Para refletir sobre essas e outras questões, se faz necessário discutir propostas e avançar efetivamente nas políticas afirmativas de igualdade de gênero e etnia. Além disso, o 20 de novembro, é uma data importante para um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Fonte:

Deixe seu comentário