Portal da Cidade Andradas

CELEBRAÇÃO

Andradas terá o “1º Encontro de Imigração Espanhola”

Evento acontece no próximo final de semana com programação religiosa no bairro Pitangueiras

Publicado em 27/01/2020 às 22:00
Atualizado em

Evento tem terço e missa na programação (Foto: Portal da Cidade)

Andradas vai receber no próximo final de semana o “1º Encontro de Imigração Espanhola”. Evento com programação religiosa no bairro Pitangueiras busca resgatar as tradições espanholas e destacar a importância desses imigrantes para a história andradense.

A ideia de realizar o encontro nasceu com a família Móia, que chegou a Andradas no ano de 1908 e se instalou na região próxima à escola do bairro Pitangueiras. Membros da família inicialmente planejavam um encontro familiar para homenagear os avós, mas a ideia cresceu e ganhou apoio de outras famílias e da igreja.

Com o objetivo de realçar a importância migração espanhola à cidade o evento terá no dia 02 de fevereiro um terço às 10h e uma missa às 14h, na escola Pitangueiras, localizada na estrada entre Andradas e Pocinhos do Rio Verde. Está prevista ainda a presença de uma Folia de Reis, considerada um elemento cultural espanhol presente até os dias atuais.

Dentro do programa da celebração está ainda a colocação de uma placa em homenagem aos primeiros membros da família Móia a chegar à cidade, que será instalada na capela próxima à escola.

Além disso, haverá a reinauguração da Capela de Santo Onofre e a participação de cavaleiros e amazonas de várias localidades do município.

Espanhóis em Andradas - Segundo o Annuário Estatístico de Minas Gerais do ano de 1921, no início do século passado chegaram a Andradas 279 espanhóis - 161 homens e 118 mulheres - número que só fica atrás dos imigrantes italianos na cidade, com 1.149.

Confira a programação:

10h: Terço com a família Móia;
12h: Apresentação da Cia. de Folia de Reis Nossa Senhora da Guia;
14h: Missa na Escola Pitangueiras;
16h: Reinauguração da Capela de Santo Onofre e homenagem ao imigrante espanhol Francisco Móia e família.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/39U3eOC 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário