Portal da Cidade Andradas

ESCOLHIDA

Andradas vai receber o IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

Entre os motivos da escolha da cidade para sediar o evento está o fato de ter 70% da população de origem italiana

Publicado em 14/08/2019 às 23:25
Atualizado em

Seminário acontece em Andradas de 20 a 22 de setembro (Foto: Portal da Cidade)

Andradas foi a cidade escolhida para receber o IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. Evento vai acontecer pela primeira vez no Sul de Minas entre os dias 20 e 22 de setembro.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo pela Associação Ponte entre Culturas em parceria com o Circolo Italiano di Andradas, Prefeitura Municipal de Andradas e Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Segundo a organização, a cidade foi escolhida por vários motivos: devido à importante atuação do Circolo Italiano, que se destacou em 2018, com pesquisa desenvolvida pelo andradense, historiador e doutor em história pela USP, Carlos Eduardo Rovaron; por 70% da população ter origens italianas e continuar preservando as tradições através da vitivinicultura e da agricultura familiar; e pelos atrativos turísticos e culturais, considerados ideais para para desenvolver formas sustentáveis de turismo baseadas na valorização da cultura e do patrimônio local, assim como acontece hoje na Itália através do “agriturismo”.

A programação tem início na sexta-feira, 20, com uma homenagem aos descendentes italianos mais idosos de Andradas, prestada pelo Cônsul da Itália. No sábado, 21, após a abertura oficial pelas autoridades, serão apresentadas mesas redondas e palestras ministradas por pesquisadores e descendentes, focando as diferentes contribuições os imigrantes italianos na vida social, econômica e cultural da região e do estado. No domingo, 22, palestrantes italianos de renome internacional apresentarão aspectos do “Made in Italy” na Itália de hoje, com ênfase no agriturismo, uma modalidade de turismo cultural, em ambiente rural e familiar, muito desenvolvido em todas as regiões da Itália.

O evento pretende também criar as premissas para a concretização de intercâmbios culturais e projetos de cooperação bilateral abrangendo aspectos culturais, turísticos e comerciais. Para garantir amplo acesso aos conteúdos do seminário e visando alcance e projeção nacional e internacional, o evento será transmitido ao vivo nas redes sociais, sendo compartilhado pela Revista "Comunità Italiana" que possui mais de 215 mil seguidores.

As inscrições podem ser realizadas no site Ponte entre Culturas.

Acompanhe as novidades nas redes sociais do evento: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Confira um vídeo com os momentos da edição 2018:


Fonte:

Deixe seu comentário