Portal da Cidade Andradas

Polêmica envolve Cachoeira do Stella em Andradas

Reforma está sendo feita no local, que agora conta com muro e portão. Nas redes sociais algumas pessoas reclamaram e pediram acesso a cachoeira.

Publicado em 13/02/2016 às 08:58

O principal acesso a Cachoeira do Stella, a maior e mais tradicional da cidade, está fechado. O local vem passando por ampla reforma. Um muro foi construído e um grande portão colocado. A situação indignou um morador do Rio de Janeiro, que viveu muitos anos em Andradas. Ao retornar ao município acompanhado de amigos, ele não conseguiu entrar ao local. “A cachoeira do Stella, agora é fechado? Queria saber desde quando uma cachoeira é de propriedade particular. Trouxe amigos de fora e não pudemos entrar, pois tinha portão alto e fechado. Pelo que sobre legislação, toda propriedade privada tem que manter uma certa distância dos cursos d'água. Onde já se viu, agora cachoeira tem dono. Só em Andradas mesmo para deixarem assim”, escreveu em uma rede social.

A postagem ganhou grande repercussão, mas pouco depois o autor a excluiu. Houve quem se unisse a ele na crítica. Outros, porém, defenderam a situação atual da cachoeira, como o corretor e perito avaliador Marcelo Rabelo. “De fato [a Cachoeira do Stella] é uma das belezas naturais de Andradas em mãos particulares, mas o Pico do Gavião também é. O corpo hídrico é de domínio público (rio), mas a propriedade é particular sim. Existe toda uma Legislação sobre direitos e deveres do particular. Evidente que a Prefeitura Municipal teve 120 anos ou mais para adquirir a propriedade (desapropriar com finalidades turísticas, etc.) e torna-la de domínio público a exemplo ao lado onde a prefeitura teve legalmente a legitimidade e será construído o parque Municipal. Quanto ao acesso sim pode ser restrito e controlado pelo atual proprietário. Antigamente tinha uma tolerância dos proprietários a toda população. Do mesmo modo ali do outro lado do rio existe outra propriedade particular sem muros, nem por isso pode adentrar sem a devida permissão dos proprietários”.

A equipe de reportagem do Portal da Cidade conversou com o novo proprietário da Cachoeira do Stella, o empresário Humberto dos Reis. De acordo com ele, a intenção é transformar o local em um ponto turístico de qualidade. “A nova Cachoeira do Stella terá três piscinas para crianças a partir de três anos e adultos, quinze brinquedos, alguns infláveis, fizemos o gramado, escadas de acesso a cachoeira, ali terá lanchonete, banheiros, uma parte coberta para proteger da chuva e muitas outras benfeitorias”, explicou Humberto ao Portal da Cidade.

Sobre a polêmica, afirmou que o local está fechado porque ainda passa por reformas e para segurança das pessoas. “O portão permanece fechado devido a reforma, fizemos uma cerca de  alambrado em volta dos barrancos onde corria o risco de uma criança correr, cair e machucar”. Porém, o empresário afirma que quem quiser pode visitar a cachoeira. “Várias pessoas vão lá, nós abrimos, a pessoa pode bater no portão que os funcionários autorizam a entrada, pode passar no nosso escritório na Praça Dr. Alcides Mosconi e pegar autorização. O que não pode é entrar com bebida, com comida, muitas pessoas iam lá e acendiam a churrasqueira, isso é perigoso, pessoas cometiam erros ambientais, varriam o carvão para dentro do rio, deixavam fraldas sujas, entre outras situações parecidas com estas”.

Outro motivo que impede a abertura imediata da Cachoeira do Stella é a burocracia. Documentos estão sendo preparados e as reformas precisam ser aprovadas pelos órgãos ambientais. “Por ser uma área ambiental não é onde eu quero fazer o que eu quero que eu posso fazer. Eu dependo da lei,  e dependo das inspeções dos funcionários dos órgãos  ambientais, das aprovações”, conta Humberto.

A boa notícia é que a reforma caminha para o final e a expectativa é de que o trabalho seja inaugurado no próximo mês de março. De acordo com o proprietário, não haverá cobrança de ingresso para quem quiser visitar a cachoeira. “A entrada será liberada sem cobrança ao uso da cachoeira, mas cobraremos pelo uso das piscinas e dos brinquedos. A partir de março teremos um parque turístico maravilhoso para a população poder curtir com seus filhos" finalizou o empresário.

Fonte:

Deixe seu comentário