Portal da Cidade Andradas

APRENDIZADO

Capacitação para operadores de drones do Corpo de Bombeiros reúne militares da região

Treinamento tem representantes de várias regiões e prepara profissionais para atuação em ocorrências reais

Publicado em 16/06/2026 às 16:15

Poços de Caldas sedia curso de capacitação (Foto: Corpo de Bombeiros)

Poços de Caldas recebe até o dia 19 de junho, a 17ª edição do Curso de Formação de Pilotos de RPA (Aeronaves Remotamente Pilotadas), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A capacitação é a segunda de quatro turmas programadas para 2026 e reúne 33 militares de diferentes várias cidades da região e outras regiões do estado.

Durante o curso, os participantes cumprem uma programação que inclui aulas teóricas e práticas, além de uma instrução noturna voltada para operações de busca e salvamento em ambientes com baixa visibilidade.


A formação é conduzida por 13 instrutores especializados em operações aéreas e legislação de voo, que atuam na preparação técnica dos futuros operadores.

O uso de drones tem ampliado o apoio às ações do Corpo de Bombeiros, contribuindo em missões como localização de pessoas desaparecidas, monitoramento de incêndios florestais e avaliação de áreas e estruturas com risco. 

Ao término da capacitação, os militares estarão habilitados para utilizar os equipamentos em atendimentos reais em diversas regiões de Minas Gerais.

Fonte: André Vince

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp