Portal da Cidade Andradas

MODERNIZAÇÃO

Câmara Municipal de Andradas implanta painel eletrônico de votação

Finalidade é dar mais transparência às ações dos vereadores

Publicado em 09/10/2019 às 22:46
Atualizado em

(Foto: ACS/Câmara de Andradas)

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Andradas realizada na terça-feira, 08, foi inaugurado o painel eletrônico de votação. A nova ferramenta é mais um mecanismo de transparência e modernização dos trabalhos do Poder Legislativo Andradense.

A proposta foi muito bem aceita por todos os vereadores que passaram por um treinamento para a votação eletrônica.

O sistema é gratuito e faz parte dos produtos oferecidos pelo Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro – programa do Senado Federal que tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.

A Câmara de Andradas já aderiu a outros programas como o Portal Modelo que tem ferramentas imprescindíveis para oferecer todas as informações necessárias ao cidadão, e o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – que automatiza os trabalhos desde a inserção de documentos e projetos de lei no sistema até a sua aprovação e sanção, passando por todos os trâmites internos.

O Painel Eletrônico é um módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias e facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Todas as informações como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam visíveis ao público através de um telão instalado na sala das sessões.

O presidente da Câmara de Andradas, Marcio Donizeti Teodoro disse que o SAPL vem atender às necessidades da Casa Legislativa de inovar, transformar e gerar economia aos cofres públicos. “Fizemos muitos estudos antes de chegar à conclusão de que o melhor sistema para a nossa Câmara seria o do Interlegis. Além de gratuito, é uma ferramenta utilizada em câmaras de todo o País. Nossos servidores fizeram treinamentos e começamos a usar os serviços do Interlegis o que melhorou e facilitou muito o nosso trabalho, inclusive na parte de tramitação e protocolo. Tenho certeza de que o painel de votação será mais um sistema que veio para ficar na nossa Casa”.

O Painel Eletrônico pode ser visualizado também nas transmissões em tempo real das sessões ordinárias e extraordinárias pelo Canal da Câmara no Youtube e facilitará o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo e saber como cada vereador votou.

O novo Portal da Câmara Municipal de Andradas pode ser acessado no endereço www.andradas.mg.leg.br.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/2l28gEb 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário