Portal da Cidade Andradas

EM ALERTA

Campanha estadual alerta sobre perigos das linhas cortantes

Forças de segurança buscam sensibilizar jovens e adultos sobre riscos do cerol e da linha chilena

Publicado em 24/07/2020 às 02:00
Atualizado em

Campanha recebeu o nome de "A Vida por um Fio" (Foto: Pixabay)

As forças de Segurança Pública de Minas Gerais iniciam, nesta semana, uma campanha online para alertar a população quanto aos riscos do uso de cerol e linha chilena, além de incentivar a denúncia do comércio ilegal desses materiais. Batizada de “A Vida por um Fio”, a iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.

A campanha conta com vídeo e peças gráficas com alertas e dicas de segurança que serão divulgados pelas redes sociais da Sejusp e das demais forças. O objetivo é minimizar os acidentes envolvendo linha chilena e cerol e fazer com que mais pessoas denunciem o comércio ilegal de linhas cortantes em todo o estado, por meio do Disque Denúncia Unificado (DDU), o 181.


Números

Balanço do 181 aponta 198 denúncias de comércio ilegal de linha chinela e cerol durante o ano de 2019. Em 2020, somente no primeiro semestre, já foram recebidas 143 denúncias - número que, com a campanha, tende a crescer ainda mais. Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Leandro Almeida, é importante que a população continue contribuindo com as forças de segurança e denunciando qualquer suspeita, para que essa prática criminosa seja devidamente penalizada.

Fiscalização

As Polícias Militar e Civil realizam constantes operações de fiscalização e repressão ao comércio ilegal de linhas cortantes em todo o estado. O porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, major Flávio Santiago, ressalta que, além das operações realizadas, a denúncia via 190 (ou via 181 para denúncia anônima) é de suma importância para que a atuação seja ainda mais eficiente.

Lei

A lei estadual que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares está em vigor desde dezembro do ano passado. A multa para quem for flagrado vendendo linhas cortantes varia de R$ 3.590 a R$ 179 mil (para casos de reincidência). Já quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais serão notificados da autuação e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, delegada Amanda Curty, aquelas pessoas que se utilizam do cerol para soltar pipas e lesionam transeuntes e motociclistas podem responder por delito de lesão corporal ou até mesmo homicídio. "A princípio seriam crimes culposos mas, a depender das circunstâncias, ao se comprovar que a pessoa que solta pipas usando cerol teria assumido o risco de lesionar ou ceifar a vida de alguém, ela poderia responder por lesão dolosa. A pena é de até oito anos de reclusão, a depender da gravidade da lesão, e pena de até 20 anos no caso do homicídio", detalha.

Dicas importantes

  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
  • Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques;
  • Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
  • Não empine pipa em cima de lajes e telhados;
  • Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande;
  • Tenha cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode haver algum buraco ou tráfego de veículos;
  • Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles mesmo sem cerol. Fique atento para que a linha não entre na frente deles;
  • Se a pipa se enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus;
  • Ao correr atrás das pipas, tenha muito cuidado com o trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário