Portal da Cidade Andradas

MANTIQUEIRA

Encontro discute criação de Parlamento Regional do Sul e Sudoeste de Minas

Objetivo é promover a integração entre as cidades e o desenvolvimento de toda a região

Publicado em 21/08/2019 às 22:00
Atualizado em

Conjunto de Câmaras Municipais visa defender interesses dos cidadãos (Foto: ACS/Câmara de Poços de Caldas)

Atendendo a um requerimento do presidente Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), a Câmara de Poços realiza nesta sexta-feira (23), às 15h, no Plenário, encontro para discutir a criação de um Parlamento Regional de municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais. De acordo com o legislador, o objetivo principal é promover a integração entre as cidades e, consequentemente, o desenvolvimento de toda a região.

Além de vereadores e presidentes de Câmaras de vários municípios, foram convidados para a reunião representantes do Parlamento Regional da Mogiana, que pertence ao estado de São Paulo. “Entendo que a constituição de um Parlamento Regional, nos moldes dos Parlamentos que existem no estado de São Paulo e outros estados também, é uma força política muito grande para os municípios. Isso porque muitos deles ficam isolados das decisões políticas e essa formação traz uma força para as cidades. É um órgão do Legislativo, a partir de onde vamos fazer os encaminhamentos necessários, caso haja adesão a esse projeto”, ressalta Carlos Roberto.

Ainda de acordo com o presidente, a intenção é que a formação de um conjunto de Câmaras Municipais agregue esforços e trabalhe pela defesa dos direitos e interesses dos cidadãos. “Na verdade, o Parlamento faz o papel do Legislativo em uma união dos Poderes Legislativos mais próximos, no intuito de levar, sobretudo aos Governos do Estado e Federal, as necessidades da região. Avalio como um fato de grande importância, pois o Parlamento vai além de uma associação. Acontecerão reuniões periódicas, oportunidade em que os vereadores, ouvindo a população, trarão as demandas para os encaminhamentos necessários”, afirma.

O presidente da Câmara de Poços destaca que a iniciativa vem sendo analisada há algum tempo, desde a visita ao Parlamento da Mogiana. “Estou muito entusiasmado com a formação de um Parlamento. Eu e mais dois vereadores, Marcelo Heitor e Wilson Rodrigues, em um passado recente, estivemos presentes em uma reunião do Parlamento da Mogiana, aqui no leste paulista. O estado de São Paulo tem em torno de 36 Parlamentos e o nosso será, pelo meu conhecimento, a primeira ação de um Parlamento no estado de Minas, que estamos sugerindo o nome de Parlamento da Mantiqueira. Espero que a ideia se desenvolva e contribua com o fortalecimento regional”, conclui.

Fonte:

Deixe seu comentário