Portal da Cidade Andradas

SEGUNDA

Vereadores de Andradas aprovam projetos na segunda Sessão Ordinária de 2023

Sessão contou também com a participação da prefeita Margot Pioli e da diretora da Santa Casa de Misericórdia, Pilar Staut

Publicado em 24/02/2023 às 13:49
Atualizado em

Câmara aprova Projeto que autoriza município a emprestar dinheiro para investir no Turismo (Foto: Reprodução/Câmara de Andradas)

Na noite desta quinta-feira (23), aconteceu na Câmara de Vereadores de Andradas a 2ª Sessão Ordinária do ano. Normalmente as sessões acontecem as terças-feiras no município, mas nesta semana a mudança foi necessária por causa do carnaval.

Durante o expediente, foram lidas algumas matérias propostas pelo Poder Executivo. Uma delas ratifica alterações do contrato que rege o Consórcio Público da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto do Rio Pardo - AMARP.

Foram lidas também matérias propostas pelo Poder Legislativo. Uma delas dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal a empresas que empreguem percentual mínimo de pessoas com mais de quarenta anos; outra, dispõe sobre a instituição do “Dia do Esporte” em Andradas e uma terceira assegura às mulheres o direito a terem acompanhantes em procedimentos de saúde realizados em estabelecimentos públicos e privados da cidade (sendo obrigatório este acompanhamento em casos que envolvam algum tipo de sedação).

A prefeita Margot Navarro Graziani Pioli, que assistiu a Sessão, viu ser aprovada uma moção de aplauso a homenageando pela criação do Centro Municipal de Formação em Costura Industrial, que oferece ensino profissionalizante a população. A moção, proposta pelo vereador Vinícius Teixeira, se estendeu também a primeira turma que se formou recentemente no Centro.

Assim como na 1ª Sessão Ordinária do ano, novamente a diretora de apoio da Santa Casa de Misericórdia de Andradas Pilar Staut fez uso da palavra, desta vez para apresentar dados referentes ao trabalho e também a saúde financeira da entidade. De acordo com ela, o objetivo fundamental da apresentação foi pedir ajuda a Câmara. “Crítica faz parte da vida, criticar eu acho que é preciso para a gente melhorar, mas também tem que ajudar. Acho muito louvável vocês abrirem auditoria, saberem como está a Santa Casa. Temos passado por várias auditorias, por várias fiscalizações, tem prestações de tudo, tem relatórios que vocês podem solicitar. Nada errado, simplesmente as receitas são poucas e as despesas são muitas”, afirmou doutora Pilar.

O vereador Luiz Gustavo falou sobre a participação da diretora da Santa Casa na Sessão da Câmara. “Eu fico até chateado de ver que a Santa Casa, que os servidores, que o trabalho todo que a Santa Casa faz passa, de certa maneira, por alguma desconfiança de vereadores e do cidadão, da comunidade. Eu fico chateado com isso, de forma alguma eu penso desta forma. As santas casas sempre passam por dificuldades, a gente não consegue vislumbrar uma melhora significativa para a saúde financeira das santas casas”, ponderou Gustavo.

Dois projetos foram votados e aprovados durante a Ordem do Dia, um deles permitindo que a Prefeitura de Andradas tome emprestado cerca de um milhão de reais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, para investir na sinalização turística da cidade.

Antes da votação ser realizada, a prefeita Margot realçou a importância do Projeto. “A sinalização turística dá oportunidade do turista visitar todo o município e, com isso, a gente gera muita renda para as pessoas. É uma coisa que a gente quer de muitos anos, porque se a gente fala que Andradas é turística e a gente não tem a sinalização, como é que você vai justificar isso?”, perguntou a prefeita aos vereadores.

O Projeto acabou aprovado por unanimidade. O vereador Ricardo Felisberto dos Reis, que publicou vídeo nas redes sociais explicando porque era contra este empréstimo, não participou da Sessão por estar em licença médica. De acordo com o secretário da mesa diretora Luiz Raimundo, a sinalização irá proporcionar o desenvolvimento do turismo local. “A gente ficou muito contente de ter aprovado esse Projeto de turismo importante para aquelas pessoas que chegam aqui e tem indicação de campo de futebol, hospital e todos os pontos turísticos, Pico do Gavião, Pedra do Elefante, Pedra da Cruz e outros. A gente fica contente não só pelas placas, mas pela geração de emprego que está acontecendo no município”.

Outro Projeto aprovado por unanimidade pela Câmara cria o “Dia do Jovem Aprendiz”, a ser celebrado no dia 24 de Abril com objetivo de promover a inclusão do jovem no mercado de trabalho. O vice-presidente da mesa diretora Adilson Carlos dos Santos, autor do Projeto, destacou o papel da Fundação Alcides Mosconi na qualificação dos jovens e agradeceu o apoio dado pelos outros vereadores. “Isso está tirando o jovem da rua e dando uma profissão para ele. Procurem a Fundação, lá tem vários cursos, formou agora uma turma de agentes de turismo. Só tenho que agradecer os nobres vereadores que me apoiaram nisso e aprovaram o Projeto”, destacou Adilson.

Ao término da Sessão, o presidente da Câmara Paulo Moreira leu um comunicado enviado pela Empresa Cerâmica Kohler diretamente a ele no final de 2022. De acordo com o texto, uma informação prestada pelo vereador durante uma entrevista a ANTV não condiz com a realidade.

O próprio Paulo Moreira informou que, durante a referida entrevista, afirmou que a empresa iria encerrar suas atividades na cidade, o que não corresponderia a verdade. “Não condiz a informação de que a empresa está saindo do Brasil. A empresa está reestruturando sua operação e cresceu mais de 200% nos últimos dois anos. Solicitamos a retificação do vídeo em questão porque entendemos que o conteúdo inverídico pode prejudicar todas as partes envolvidas”, diz o comunicado da Kohler lido pelo presidente da Câmara Paulo Moreira, que demonstrou alivio com a informação e que reconheceu ter errado ao não procurar os diretores da Kohler antes de conceder a entrevista.

A próxima Sessão Ordinária, a terceira de 2023, está marcada para acontecer no dia sete de março.

Confira a transmissão da 2ª Sessão Ordinária:


Fonte:

Deixe seu comentário