Portal da Cidade Andradas

POLÍTICA E EDUCAÇÃO

Andradas dá a largada para o Parlamento Jovem 2023 no município

Iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas tem o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”

Publicado em 11/04/2023 às 10:00
Atualizado em

Alunos de seis instituições de ensino participam do PJ em Andradas (Foto: ACS Câmara de Andradas)

Entrar no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da juventude devido a diversos fatores, principalmente a ausência de oportunidades para quem ainda não teve o primeiro emprego. Muitos outros desafios, porém, devem ser abordados durante este ano no projeto Parlamento Jovem 2023.

Em Andradas, o lançamento municipal do PJ aconteceu com a presença de jovens inscritos para participar das atividades, além de vereadores.

Na abertura, o presidente da Câmara, Paulo Cesar Moreira, destacou a importância do tema. “É gratificante ver esses jovens dispostos a participar de um programa que, ao longo desses anos, tem plantado sementes para colher bons frutos no futuro. Discutir o tema desse ano é fundamental para criar mecanismos de inserção dos jovens que quando terminam seus estudos não têm colocação no mercado de trabalho por falta de experiência, além das relações justas de trabalho que são fundamentais atualmente”.

O secretário da Mesa, Adilson Carlos dos Santos, salientou que a Câmara de Andradas aprovou legislação para incentivar os jovens a terem mais oportunidades de trabalho. “No mês passado, esta Casa aprovou a Lei que cria no Dia do Jovem Aprendiz, uma forma de discutir a importância da qualificação da juventude e da oferta de novas oportunidades de emprego em nossa cidade”.

“Vemos que há uma preocupação muito grande dos jovens com relação a emprego e suas possibilidades no mercado de trabalho e é sempre bom discutir os assuntos relevantes para a juventude”, concluiu o vereador Gustavo Xavier.

Entre os jovens inscritos estiveram presentes Lucas Barboza Vicente, Beatriz de Carvalho Martineli, Maria Cecília dos Santos, Daniel Batista Roteli, Anna Júlia Ribeiro Vilas Boas, Letícia Teresa Branco de Matos e Thayná Dandara Alexandre.

Lucas e Daniel participaram de outras edições do PJ. Lucas, apesar de ter concluído o ensino médio pelo Colégio Ultra, participa como aluno especial e monitor da turma de Andradas. “O PJ tem crescido, ganhou mais parcerias e participantes. Tenho certeza de que esse ano vai ser incrível, é uma experiência maravilhosa, você aprende muito e, sem sombra de dúvidas, quem participa não se arrepende”.

Daniel, estudante do 2º ano da Escola Estadual Edmundo Vieira, participa pela segunda vez do PJ. “Minhas expectativas são muito boas porque é um tema que vai ajudar muito os jovens em várias oportunidades. O PJ abre nossa visão sobre política, nos permite conhecer sobre as leis e quem tem a possibilidade de participar deve fazer a inscrição porque é muito interessante”.

Estreante no PJ, a aluna da Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi, Letícia de Matos disse que tem muito interesse nos conhecimentos que são transmitidos através do projeto. “Minha expectativa para o PJ é aprender um pouco mais sobre política, algo que faz parte da nossa vida. E o tema desse ano é muito importante para todos nós jovens”.

O diretor da Escola do Legislativo e vice-coordenador regional do PJ Polo Conexão Sul, João Carlos Expedito de Souza, salientou que as inscrições para o Parlamento Jovem 2023 podem ser feitas até o dia 24 de abril. “O formulário está disponível pela Internet, no site da Câmara e na página do Facebook, e presencialmente. Você que é jovem do ensino médio que está se preparando para entrar no mercado de trabalho, para um campo mais profissional, com certeza encontrará, nas oficinas de formação do PJ, ferramentas para que possa ingressar de uma forma mais segura, além de criar propostas que vão influenciar na vida dos jovens do Estado de Minas de forma geral, facilitando esse processo”.

Parcerias

Para este ano, a Escola do Legislativo “Vereador Professor Paulo Afonso de Lima” contará com parcerias de entidades que atuam na oferta de empregos, formação e qualificação profissional que são ACIRA, OAB, Secretaria de Desenvolvimento, Sicredi e escolas de Ensino Médio: Colégio Junqueira, Colégio Ultra, Escola Estadual Adolfo Firmino de Souza Marques, Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi, Escola Estadual Professor Edmundo Vieira, Instituto de Educação Alfa.

“Esses parceiros que entenderam a importância do projeto na nossa cidade, vão nos ajudar a fazer oficinas de formação tanto na questão temática, falando sobre o tema Jovem e o Mercado de Trabalho, questões financeiras, quanto da formação política que contará ainda com a participação do Ministério Público e Poder Judiciário”, concluiu João Carlos de Souza.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.andradas.mg.leg.br O link do formulário também está disponível na página do Facebook. O telefone da Câmara é (35) 3731-1023 e o endereço é Rua Leonardo Alves dos Santos, 315, Jardim Bela Vista.

Fonte:

Deixe seu comentário