Portal da Cidade Andradas

10 ANOS

Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa Poços inicia mais uma edição em 2024

Programa de educação ambiental já contemplou mais de 2.500 estudantes da região nos 10 anos de atividades

Publicado em 10/04/2024 às 14:44
Atualizado em

Alunos e alunas da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira que participam da primeira turma de 2024 (Foto: Divulgação/Alcoa Poços de Caldas)

O Programa Cultivando a Mata Atlântica realizado pela Alcoa Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e a Fundação Jardim Botânico, completa 10 anos em 2024.

Ao longo desta década, mais de 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio - de escolas públicas de Poços de Caldas, Andradas e Caldas (MG) e Divinolândia (SP) - aprenderam sobre a importância da preservação da biodiversidade do bioma Mata Atlântica no Parque Ambiental da Alcoa, que completou 30 anos em 2023.

A agenda do Programa é organizada em quatro encontros, com duas visitas ao Parque Ambiental, uma ao Zoo das Aves e a final no Jardim Botânico de Poços de Caldas. Durante essas sessões, os alunos aprendem sobre Biodiversidade, Biomas, Fauna e Flora da Mata Atlântica. Eles também participam de uma trilha para identificar espécies do bioma Mata Atlântica e Áreas de Preservação Permanente (AAPPs). Além disso, são abordados temas como Mineração, Reabilitação das Áreas Mineradas, a presença do Alumínio no cotidiano das pessoas, e ainda realizam uma trilha em Área Reabilitada e visitam o Viveiro de Mudas Nativas.

“Ficamos muito felizes em iniciar mais uma edição do programa, principalmente este ano, que é ainda mais especial, pois estamos completando 10 anos. O objetivo é oportunizar que os alunos vejam na prática o que estão aprendendo em sala de aula e despertem para conscientização deste bioma em que estamos inseridos”, destaca Elivelton Ferraz, analista de Comunicação Interna e Mídias Sociais e responsável pelos programas realizados no Parque Ambiental.

Temporada de 2024 contempla 10 escolas da região

A edição deste ano do Cultivando a Mata Atlântica terá 10 turmas divididas entre os dois semestres, totalizando cerca de 350 alunos.

“O Cultivando a Mata Atlântica é extremamente importante para que os alunos conciliem os conhecimentos ensinados em sala de aula com experiências prática”, diz a professora Mirella Pinto, da Escola Vicente Landi Júnior, de Caldas, que participou recentemente do programa.

Fonte:

Deixe seu comentário