Portal da Cidade Andradas

OPORTUNIDADES

Jacutinga recebe Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais

Segunda rodada do evento em 2024 levará oportunidades dos programas de desenvolvimento do Governo de Minas para as empresas de APLs da região

Publicado em 15/04/2024 às 15:18

(Foto: Divulgação)

O acesso à informação é uma máxima indispensável para os dias atuais. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), realiza, na próxima quarta-feira (17), o segundo Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 2024 em Jacutinga.

Com um dia repleto de apresentações de oportunidades e ações do Governo e de instituições parceiras, o evento acontece na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija). A programação começa pela manhã e vai até o início da tarde, tendo como público-alvo empresas, produtores e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região do Sul de Minas.

Oportunidades

Vinte entidades públicas e da sociedade civil atuam no Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL), que tem o objetivo de gerar oportunidades e orientar o desenvolvimento de APL. Entre elas, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Justamente no intuito de ampliar o desenvolvimento econômico dos arranjos, é que, durante o seminário, representantes dessas entidades vão levar informações fundamentais sobre atração de investimentos, linhas de crédito, cooperativismo, promoção do comércio exterior, programas de inovação e tecnologia, entre outros.

A programação completa e as inscrições gratuitas, até que todas as vagas sejam preenchidas, estão disponíveis no link.

Reconhecendo vocações produtivas

Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo - também chamado de governança. Ou seja, é uma forma de as empresas de um setor forte em uma região aumentarem a capacidade de negociação, o acesso a mercados, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços.

Assim, com a política estadual de apoio aos arranjos produtivos locais, o Governo de Minas, por meio da Sede, busca fortalecer e diversificar as atividades econômicas regionais, promovendo a geração de emprego e renda.

No Sul de Minas, 15 arranjos produtivos já foram reconhecidos, com destaque para o setor de vestuário, o qual integra Jacutinga. No total, são 36 municípios envolvidos, compreendendo mais de 3 mil empresas e 17 mil empregos diretos.

Atualmente, Minas Gerais conta com 67 APLs, em 281 municípios de diversas regiões. Esses arranjos envolvem 38 mil empresas e aproximadamente 246 mil empregados diretos.

Próximos eventos:

  • 24/04 - Cataguases
  • 15/05 - Muzambinho
  • 22/05 - Uberlândia
  • 12/06 - Divinópolis
  • 18/06 - Juiz de Fora

As informações sobre local, horário e inscrições para os próximos seminários estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Sede-MG.

Fonte:

Deixe seu comentário