Portal da Cidade Andradas

RISCO

Macaco encontrado morto em Andradas liga alerta sobre Febre Amarela

Animal foi localizado no Bairro dos Lobos e alertou Secretaria de Saúde sobre risco da doença

Publicado em 05/02/2020 às 23:00
Atualizado em

Causa da morte do macaco não foi identificada (Foto: ACS/Prefeitura de Andradas)

Um macaco encontrado morto nesta semana no Bairro dos Lobos, zona rural de Andradas, ligou o sinal de alerta na cidade para o risco de Febre Amarela. Causa da morte do animal não foi identificada, mas alertou Secretaria de Saúde sobre risco da doença.

De acordo com informações da administração municipal, não foi possível identificar se causa da morte do macaco foi Febre Amarela, mesmo assim o fato significa sinal de alerta de risco da doença.

Segundo orientações da Secretaria Regional de Saúde, a vacinação contra febre amarela deve ser intensificada, já que é a única forma de prevenção. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana: Materno Infantil, ESF Mantiqueira, ESF Horto e ESF Rio Negro.

Caso o cidadão encontre um macaco morto, deve protege-lo cobrindo o corpo com algum plástico. De forma alguma deve tocar o animal morto com as mãos, pois há o risco de transmissão de outras doenças. A recomendação é que comunique imediatamente a Vigilância Ambiental pelo telefone (35) 3731- 7695 ou a Guarda Municipal através do telefone 153.

ALERTA - É importante lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela, são apenas portadores da doença. Por isso, matar o animal não resolve o problema e pode caracterizar crime ambiental.

ZONA RURAL - Equipes de saúde vão realizar a vacinação casa a casa nos bairros rurais dos Lobos e Pântano. No Bairro dos Lobos, acontece na quarta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 8h. Já no dia 19 de fevereiro, a vacinação ocorre no Bairro do Pântano, também a partir das 8h.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/2tEAmJR 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário