Portal da Cidade Andradas

MAIS UM CAPÍTULO

Prefeito de Andradas volta a se pronunciar sobre polêmica com Santa Casa

Declarações do chefe do executivo municipal aconteceram após diretor do hospital poços-caldense emitir explicação sobre o caso

Publicado em 07/07/2020 às 01:30
Atualizado em

Rodrigo Lopes diz ser inadmissível a rejeição de pacientes (Foto: Reprodução/Andradas Hoje)

O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, voltou a se pronunciar nessa terça-feira, 07, sobre a polêmica envolvendo a Santa Casa de Poços de Caldas, que estaria se recusando a receber pacientes andradenses. Declarações do chefe do executivo municipal aconteceram após diretor do hospital poços-caldense emitir explicação sobre o caso.

De acordo com Rodrigo Lopes, ele não compreende se o diretor da Santa Casa, Ricardo Sá, "finge não entender ou realmente não entende a regulação". O prefeito destacou que quem regula as transferências é a Central de Regulação do SUS Fácil, em Alfenas, e não a Prefeitura de Andradas, a Secretaria Municipal de Saúde ou a Santa Casa andradense.

Além disso, o prefeito pontuou sobre a afirmação de Andradas estar enviando "inadvertidamente" pacientes para Poços de Caldas, que se há ordem judicial ou determinação do SUS Fácil, o hospital deveria sim receber os pacientes conforme pactuado.

Rodrigo Lopes disse ainda que na manhã dessa terça-feira, 07, uma jovem de 16 anos com epilepsia foi transferida de Andradas para a Santa Casa de Poços e novamente foi necessário acionar polícia para que conseguisse vaga, situação que classificou como "ridícula".

Além disso, o prefeito desafiou o diretor da Santa Casa a demonstrar algum caso de paciente que tenha sido encaminhado para o hospital sem regulação e afirmou "se tivermos o nosso direito, o nosso direito vai prevalecer. Isso é inadmissível".

Outro ponto abordado foi o fato de um paciente de Andradas ter sido internado na área de covid-19 sem estar infectado pela doença. O prefeito andradense classificou o fato como uma "insanidade".

Por fim, afirmou que se a Santa Casa de Poços de Caldas optar por não receber pacientes de Andradas, que deveria "pedir despactuação e descredenciamento", caso contrário, é inadmissível que recuse internações.

Resposta

O diretor da Santa Casa de Poços de Caldas, Ricardo Sá, divulgou uma resposta às declarações do prefeito andradense. Ele afirma que não está preocupado com valores a serem pagos, mas sim uma única preocupação com a "boa assistência médica a todos que nos procuram". Ele acrescenta que não quer ter um hospital em que se coloca pacientes para morrer, mas sim para viver.

Ricardo Sá pontuou que tem pela população de Andradas muito respeito, mas ressaltou que a continuar nesse ritmo de transferência de Andradas para Poços, sem enxergar a capacidade de instalação de pacientes, ultrapassando a capacidade, "nós vamos acabar virando um hospital que não consegue solucionar os problemas de saúde dos pacientes".

O diretor do hospital ressaltou ainda que espera que o poder público compreenda que há limites e que hoje os limites na instituição não estão sendo levados em consideração quanto à capacidade de receber pacientes.

Outro ponto abordado foi a questão de leitos de CTI, uma vez que hoje a Santa Casa de Poços de Caldas tem vagas apenas no CTI de Covid-19 e não quer colocar pacientes sadios (quanto ao coronavírus) junto a pacientes de Covid-19.

Ricardo Sá finalizou dizendo que o hospital tem, sim, limite de leitos e não se pode admitir a colocação de pacientes em corredores, que é o que pode acontecer em breve caso as transferências sigam sendo feitas da forma como têm ocorrido.

Fonte:

Deixe seu comentário