Portal da Cidade Andradas

GRANDE PROCURA

Turismo em Minas Gerais cresce o dobro do PIB nacional em 2022

Em Andradas, o projeto “Descubra Andradas” é realizado com o objetivo de incentivar o Turismo

Publicado em 23/03/2023 às 14:00
Atualizado em

Estado é o 2º lugar entre os destinos mais procurados no Brasil (Foto: Prefeitura de Andradas)

O turismo em Minas Gerais está em expansão e as projeções são de mais crescimento em 2023. Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), no ano passado, o estado teve sua maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. As causas desse bom desempenho estão diretamente ligadas ao crescimento do setor de serviços, com destaque para o setor turístico.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos números do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, o setor de serviços foi o segmento econômico que mais cresceu no país, registrando aumento de 4,2%. Destaque neste setor, o turismo é hoje apontado, pela Fundação Getúlio Vargas, como um dos principais responsáveis por alavancar o PIB nacional, que registrou um aumento de 2,9%, no ano que passou.

A marca soma-se ao fato de Minas ter alcançado o segundo lugar dentre os destinos mais procurados por turistas no Brasil, de acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo.

O subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva, afirma que a expectativa para 2023 é de novos recordes. “Já começamos o ano muito bem, com este Carnaval que foi o maior da nossa história. Faremos o lançamento de outras políticas para continuarmos com esse crescimento de destaque de Minas Gerais”, sinaliza.  

A consolidação de Minas como um dos principais destinos turísticos do país é fruto do trabalho em conjunto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Instâncias de Governança Regionais (IGRs), municípios e o trade turístico.  

A Secult também apresenta detalhamento do potencial de Minas Gerais conforme dados de empresas ligadas ao turismo. Saiba mais em www.secult.mg.gov.br

Andradas

A Prefeitura tem desenvolvido o projeto “Descubra Andradas”, com o objetivo de incentivar o Turismo. No ano passado, diversas ações foram realizadas, como a instalação de 18 placas em atrativos naturais e patrimônios culturais com informações e curiosidades sobre pontos turísticos, costumes, festas e bens patrimoniais do município.

Além disso, 72 novos agentes de informações turísticas foram treinados para atuar na cidade, recebendo informações sobre a história de Andradas e seu potencial turístico.

Em 2023, as ações têm sequência, com a criação de de vídeos buscando dar destaque ao projeto “Descubra Andradas” e aos atrativos da cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário